Oficial: Angosat 1 entrará em órbita em Dezembro

766

É bem verdade que, estava prevista a colocação do Angosat em órbita no terceiro trimestre de 2017, informação que chegou a ser garantida durante uma visita efectuada alguns meses atrás da comissão interministerial ao Centro de Controlo e Emissão do Satélite localizado no distrito urbano do Sequele, onde o titular da pasta chegou a garantir que, garantiu que o Angosat-1 estaria em orbita nos primeiros meses do terceiro trimestre de 2017.

Mas agora foi tudo adiado, e já existe uma data para a colocação em orbita do Angosat 1, será lançado no dia 07 de Dezembro de 2017, por meio do foguete transportador ucraniano Zenit, a partir do cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão, anunciou a Agência de Notícias Russa Sputnik.

Por quantas vezes foi adiado este lançamento?

De acordo com a Sputnik, na sua versão online, o lançamento do primeiro satélite angolano foi adiado muitas vezes. Inicialmente, planificava-se lançá-lo ao espaço neste verão – do hemisfério Norte (Junho a Agosto), depois a data do lançamento foi remarcada para Setembro e, posteriormente, para Outubro, Novembro e, finalmente, Dezembro.

Segundo Yevgeny Mikrin (Director de designer da Corporação Energética de Míssil e Espaço da Rússia), O lançamento do satélite AngoSat-1, construído pela Corporação Energética de Míssil e Espaço em conformidade com os interesses da República de Angola, está programado para o dia 7 de Dezembro.

O projecto AngoSat 1 está a ser executado desde 2012. No âmbito do programa, foi construído um satélite equipado com transmissor. O próximo passo é enviá-lo para a órbita terrestre. O centro de controlo e missão de satélites do Angosat 1 encontra-se na comuna da Funda, norte da província de Luanda.

Será que o lançamento não será mais adiado?

  • Ambrósio Melqui Cosme

    Alegro-me pelo Angosat-1; o que peço é que em quanto está a ser preparado o lansamento do Angosat-1 deve-se preparar tanbém a negociação do Angosat-2, porque o 1 terá duração de 15 anos e sairá logo da órbita Geo.