[Opinião] Gadgets para que vos quero?

575
Gadgets
Créditos: 21st Century News

Numa publicação no Facebook em que fui identificado anunciavam vagas para articulistas no site MenosFios.com; dentre os vários requisitos talvez tenha sido identificado mais pela escrita, do que pelo expertise em tecnologia. Sendo que, numa e noutra sou um velho-iniciado; na escrita inexplicavelmente… porém a dinâmica tecnológica, principalmente das TIC’s deixa-nos em estado de ignorância permanente, venham com mais ou menos fios.

Vi a notificação no smartphone, mas conversei com o Editor do blog no chat instalado no tablet, escrevi o texto no PC, ainda não sei de onde vou enviar, mas há fortes chances de ser a partir do mp3 player. Sim… é o mundo dos gadget’s ou gizmos, objectos ou aplicações de determinada utilidade! Mesmo em era de escassez de tempo a demanda de informação é grande; leituras de poucos caracteres, música, jogos virtuais, vídeos, imagens, fazem desses instrumentos plataformas de múltiplo conteúdo informativo e de entretimento.

Os gadgets, geringonças em bom português, quando não entendidos como widgets ou aplicativos, são objectos de culto e status cuja atracção assenta no consumismo, disfarçado de utilidade espalhada nos diversos objectos resultantes da excelência na inovação do produto seguinte…

Rendidos ao forte assédio comercial, só resta tirar o máximo de rendimento de determinado gadget, porém o desafio coloca-se ao nível da funcionalidade, que ora é repetida em todos os tipos de aparelhos; ora é exclusiva em apenas um, obrigando todos a ter tudo. E começa a dor de cabeça, por um lado na especialidade dom dispositivo, ao sentir a experiência única de dado jogo em consola portátil, que até fotografa; por outro lado na comutação dos dados para outro dispositivo. Todos os fios, bluetooth, Wi-fi, air-drop, nuvens e aplicações de compatibilidade são poucas para tê-los funcionais em conjunto; não há tech-expertise que nos safe se não formos realmente aficionados. Caso para reflexão: gadget’s para que vos quero? Em desabafos de um simples usuário.

__________________________________________________________

Artigo escrito por Nobre Cawaiapara o MenosFios.com