Os perigos da rede cabeada nos escritórios

0
2308

As redes cabeadas são geralmente consideradas mais seguras que Wi-Fi porque exigem o  acesso físico para conectar dispositivos. No entanto, essas redes têm fraquezas, que vamos examinar a seguir.

A conexão por cabos ainda é a principal escolha das empresas nos escritórios. Apesar da crescente necessidade pelo Wi-Fi – principalmente por conta da dependência dos dispositivos mobile, masa rede cabeada tem a preferência disparada.

Não menos perigosos são os pontos de rede localizados em áreas acessíveis ao público. Um visitante sem escrúpulos do seu escritório pode aproveitar a oportunidade para conectar um dispositivo à rede coorporativa. Terminais e caixas eletrônicos também são alvos se os cabos e portas da rede não estiverem ocultos.

O sistema de cabeamento estruturado é fundamental para garantir economia e eficiência na transmissão de informações de uma determinada empresa. A melhor saída para a estruturação de rede cabeada é contar com o trabalho de um parceiro especializado para que erros não prejudiquem a estruturação.

Para impedir que a rede cabeada seja um perigo em áreas públicas, a empresa deve ficar atenta em tudo:

  • Manter um registro das portas de rede e dos equipamentos, e ter a certeza de desactivar os que não estiverem em uso, especialmente aqueles localizados em áreas públicas.
  • Se possível, colocar os routers e outros dispositivos de redes em salas que tenham acesso restrito de visitantes.
  • Atribuir sub-redes separadas em departamentos críticos. Assim, os invasores não poderão invadir, mesmo que consigam se conectar à sua rede local.
  • Proteger todos os computadores e servidores com soluções robustas de segurança.

Parece ser algo muito simples, porém, na falta de atenção, os erros podem causar prejuízos como o acesso à rede por parte de pessoas desconhecidas. Por isso, é importante ficar atento e conferir se todas as conexões estão  em posições corretas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here