Por que a verificação de identidade é importante para as operadoras móveis em África?

0
1427

Em 2015 o INACOM anunciou que os números telefónicos não registados tinham os dias contados, de certeza que isso soltou uma revolução nos seio dos Angolanos, visto que muitos  não entendiam ou até hoje não entendem o porque temos de ir até as operadoras registar os nossos números telefónicos acompanhado da cópia do bilhete de identidade.

De acordo com o Relatório de Economia Móvel de 2017 da GSM Association, a África tem actualmente 420 milhões de assinantes móveis únicos representando uma penetração de 43%. Até 2020, o Relatório prevê que 500 milhões de africanos serão assinantes móveis, tornando-se o mercado móvel que mais cresce.

Já a A Ovum,  estima que as conexões de banda larga móvel na África aumentarão de 419 milhões no final de 2017 para mais de um bilhão até o final de 2022. Embora os números possam ser diferentes, a mensagem é a mesma: a economia digital em África será construída em plataformas móveis, criando oportunidades interessantes para que as operadoras de telefonia móvel tenham um papel fundamental na revolução digital do continente.

Nesse ecossistema crescente, as soluções de pagamento que são seguras e amigáveis ​​ao cliente são de suma importância. Em particular, como as operadoras de telefonia móvel oferecem cada vez mais serviços, a fraude de identidade está se tornar um problema. Como resultado, a capacidade de verificar a identidade do cliente se tornou um imperativo comercial para as operadoras móveis.

No entanto, os métodos tradicionais de verificação de identidade estão sujeitos a erros manuais e proporcionam uma experiência frustrante ao cliente. Em contraste, uma solução de verificação de identidade digital e automatizada pode ter um impacto imediato na redução de fraudes e até melhorar a inscrição do cliente.

A Orange, principal operadora móvel da França, se beneficiou dessa abordagem para reduzir a fraude e as consequências financeiras resultantes. Neste caso, os scanners operados por assistentes de vendas estão conectados com segurança à Internet e enviam automaticamente os documentos de identificação digitalizados para um servidor para verificação instantânea. Após a verificação, os assistentes de vendas e departamentos de fraude recebem relatórios instantâneos confirmando seu status.

Uma poderosa solução de verificação de identidade digital que é automatizada e integrada ao processo de negócios traz uma nova dimensão ao gerenciamento de identidade do cliente.

Um exemplo real?

A implantação de serviços de verificação de identidade pode ajudar a reduzir fraudes. De acordo com o Technology Research Institute, “os serviços de verificação de identidade em tempo real de ponto de venda são uma ajuda inestimável para impedir que os defraudadores explorem o roubo de identidade”. Por exemplo, desde que a Orange introduziu a ferramenta de verificação de identidade da Gemalto, a fraude em algumas lojas foi reduzida em 100%. Além disso, verificou-se que a verificação de identidade na frente dos clientes desencorajava os criminosos de até mesmo tentarem cometer uma fraude.

Criando novas oportunidades através de serviços digitais. Uma solução multicanal para verificação de identidade, que também funciona remotamente, oferece uma óptima oportunidade para as operadoras móveis darem o primeiro passo para a criação de uma identidade digital confiável. As operadoras de telefonia móvel têm a oportunidade de se posicionar como agregadores de identidade digital confiáveis, validando a identidade do assinante. Isso poderia, então, levar a novas oportunidades em mercados complementares que exigem verificação de identidade, desde jogos online e transacções bancárias aluguer de carros, bem como outros sectores que podem ser exigidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here