Privacidade e Segurança na Internet [Parte 3]

0
1785

Todo o cuidado é pouco no que toca a  Privacidade e Segurança pessoal e daqueles que são próximos de nós na Internet e especialmente nas redes sociais. No post passado falamos sobre os cuidados que se deve ter com as informações que postamos nas redes sociais: fotos, localizações e até informação financeira. Hoje o foco será sobre certos comportamentos que devem ser evitados durante o uso das redes sociais, secções de comentários e fóruns, e porque as redes sociais são um espelho da “vida real” tente aplicar os conselhos neste contexto também.

1 – Evite responder provocações, intimidações ou ameaças

Se você receber provocações, intimidações, ameaças ou qualquer coisa do tipo em comentários de blogs, e-mails ou redes sociais, por exemplo, evite responder. Você pode cair em discussões desnecessárias, prejudicar a sua imagem por causa das palavras usadas ou mesmo deixar escapar informações particulares por causa da tensão do momento.

Caso se sinta seriamente ameaçado, humilhado ou prejudicado de alguma forma, é expressamente recomendável guardar uma cópia de tudo e procurar auxílio das autoridades legais.

2 – Mude as suas senhas periodicamente, principalmente de e-mails e redes sociais.

Apesar de não ser uma tarefa fácil, a sua senha pode ser descoberta de várias maneiras: por meio de keyloggers, isto é, programas ocultos que capturam tudo o que é informado pelo teclado, falhas de segurança no serviço em questão ou mesmo pela simples observação da digitação da senha.

Acredite, situações como estas não são raras. Se alguém tiver interesse em conhecer seus hábitos e conseguir a senha de seu e-mail, por exemplo, poderá observar tudo o que você recebe e envia sem se manifestar. Por isso, é recomendável alterar suas senhas regularmente, pelo menos a cada 3 meses, já que a nova combinação cortará o acesso de um possível invasor.

Também evite usar a mesma senha para tudo. Se você se cadastrar em um site desconhecido, o responsável por aquela página poderá usar o e-mail e a senha que você informou na inscrição para tentar acessar sua caixa de mensagens. No entanto, se você informar uma senha diferente no cadastro, ele não terá êxito.

Você pode obter mais orientações sobre senhas aqui.

3 – Não envie seu currículo de maneira indiscriminada

Na procura por uma colocação no mercado de trabalho, é comum pessoas enviarem seus currículos para várias empresas. No entanto, deve-se ter cuidado com esta prática, pois este documento diz muito sobre você. Ao mandar currículos, faça uma busca na Internet para verificar se a empresa pretendida é idónea. Se a companhia oferecer em seu site um serviço de cadastro de currículos, leia a declaração de privacidade para saber de que forma as suas informações são tratadas.

Se tiver uma página pessoal, também não é uma boa ideia disponibilizar seu currículo de maneira detalhada. Prefira relatar suas experiências profissionais ou suas conquistas académicas. Repasse mais informações apenas quando uma empresa de seu interesse entrar em contacto com você.

Até já com  mais novidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here