Rússia decidiu desligar-se da Internet por questões de segurança

1459

O mundo acabou de receber uma noticia estranha. Já imaginou um país desligado da Internet? Pois é acreditamos que a sua resposta seja “Não”, mas parece que a Rússia está prestes a fazer isso.

O parlamento russo aprovou um projecto de lei que prevê que o país se desligue da Internet global para testar a sua defesa cibernética. O objectivo passa por garantir que os servidores russos localmente continuem operacionais mesmo com a Rússia isolada da rede mundial.

Para os autores do projecto não se trata de uma questão de isolamento, mas sim de não precisar de usar servidores no estrangeiro para gerir o tráfego entre pessoas e empresas presentes na Rússia. O referido projecto permite à Rússia desligar-se da rede mundial em caso de ameaça mas dá ao Kremlin um controlo absoluto sobre as comunicações internas.

Até que ponto esse projecto se fará sentir na vida dos usuários naquele território?

Os críticos apontam o dedo a um projecto que dá ao Estado o poder de controlar todas as mensagens dos usuários e ainda o poder para usar a informação por “motivos operacionais” sem que as operadoras de telecomunicação tenham o direito de dizer se essa informação foi verificada ou não. Esse novo projecto lei obriga qualquer informação externa a passar por pontos controlados pelo Estado Russo, o que na prática permite a instalação de um sistema de censura online.

Não se sabe ao certo o que leva um pais potente como a Rússia a salvaguardar-se com este tipo se sistema, mas de certo que, quanto mais protegido localmente o pais estiver, menos ameaças globais poderão decorrer.