Samsung tem de pagar US$ 539 milhões à Apple por copiar patentes

902

Um juiz do Tribunal Federal Distrital de San Jose, no estado norte-americano da Califórnia, condenou a Samsung a pagar 539 milhões de dólares à Apple por copiar patentes utilizadas nos telemóveis.

O litígio já vem de 2011, motivado por uma batalha de patentes entre Samsung e Apple. A companhia sediada em Seul já tinha pago 399 milhões de dólares por infracção de algumas das patentes, mas está agora obrigada a entregar mais 140 milhões caso a sentença seja confirmada no processo de recurso.

Em sete anos de discussão no tribunal, a justiça já tinha dado razão à Apple, em 2012, em que chegou de condenar a Samsung a pagar o avultado valor de mil milhões de dólares. Na altura, a Apple reclamava parte dos lucros da Samsung, alegando que o design copiado do iPhone era responsável por parte do sucesso de vendas da Samsung.

A Samsung contra-argumentou e disse que se limitava a pagar 28 milhões, o equivalente à parcela dos lucros vindos dos componentes que imitavam as características da Apple. Agora, a decisão do tribunal californiano é final, pondo fim à longa saga judicial: a Samsung terá mesmo de desembolsar 539 milhões de dólares à Apple.