Conheça o Signal Private Messenger, serviço de troca de mensagem usado por Edward Snowden

0
1812

Signal Private

A Segurança e privacidade são questões que preocupam cada vez mais os usuários de serviços de troca de mensagens instantâneas em todo o mundo. Como o caso do WhatsApp que virou alvo de questionamentos depois de ter sido comprado pelo Facebook e alterado os seus termos de uso, onde permitiu o compartilhamento de alguns dados.

Contudo, ainda  há outras opções de aplicativos de troca de mensagens de um modo seguro. Um deles é o Signal Private Messenger, um serviço grátis disponível para Android, iOS e usado pelo ex-analista da CIA Edward Snowden, que tornou-se famoso após tornar públicos detalhes sobre programas de vigilância do governo americano.

O aplicativo foi criado por um grupo independente de desenvolvedores de software chamado Open Whisper Systems, cujo  fundador é o hacker Moxie Marlinspike.

Para se registrar no Signal, basta um número de telemóvel e sem a necessidade de nome de usuário ou e-mail. O uso do aplicativo é muito parecido com o de outras ferramentas de mensagens instantâneas, permite a criação de grupos e o uso de emojis. Ainda é possível acessá-lo por meio de sua extensão para o Google Chrome, que continua a ser uma opção segura.

No Signal Private Messenger é possível configurar o aplicativo de modo a impossibilitar a captura de tela. Além disso, é possível determinar uma senha para as conversas mais confidenciais, coisa que no WhatsApp só é possível por meio de aplicativos externos. O aplicativo conta com a novidade, onde as mensagens que desaparecem, tal como no Snap.

Signal

 

Os especialistas Bruce Schneier e Matthew D. Green, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de John Hopkins, recomendam o uso do Signal Private Messenger. Até mesmo os membros do Partido Democrata dos Estados Unidos recomendaram o uso do Signal depois do recente invasão de e-mails da equipe de Hillary Clinton por parte do WikiLeaks.

Mas de acordo com a Amnistia Internacional, as pessoas tendem a usar a plataforma onde está a maioria dos seus amigos e familiares, ou seja, o WhatsApp, que tem se mostrado uma alternativa suficientemente boa por ter uma criptografia segura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here