Sites do governo Zimbabueano foram atacados pelo grupo Anonymous

1166

Durante vários dias, desde 14 de Janeiro de 2019, os zimbabweanos não tiveram acesso à Internet. Uma decisão tomada sob rumores de instruções do general Chiwenga e da liderança do presidente Emerson Mnangagwa, que decidiu ameaçar e ordenou que todas as 4 das empresas de telecomunicações do país desligassem completamente a Internet.

Com estes problemas acima referido, o conhecido grupo Anonymous que usa o Hacktivismo como forma de protesto, por isso decidiu efectuar um ataque DDoS em forma de protesto aos sites do governo do referido pais.

Mensagem do grupo Anoymous postado em um fórum online: “Saudações, Zimbábue, somos anônimos. Já vimos pessoas inocentes sendo mortas no Zimbábue. Vimos opressão e tirania. Vimos pessoas sendo oprimidas por lutar pela liberdade. Não podemos tolerar isso. Como fizemos com o governo sudanês, Nós derrubamos com sucesso mais de 72 sites do governo do Zimbábue, o que é apenas um começo, o vosso sistema bancário também cairá em breve. Governo do Zimbábue vocês tornaram-se um inimigo do Anonymous, vossos sistemas estão em perigo em face da opressão, a rebelião.

Hacktivismo como forma de protesto

Incluído na mensagem que anuncia #OpZimbabwe é uma lista de sites que já foram DSoS’d (tomadas off-line / downed) por vários membros Anonymous. Entre os primeiros a serem desactivados está o site do Banco da Reserva do Zimbábue. A lista de sites de DDoS no momento da publicação incluía o seguinte site relacionado ao governo:

www.agritex.gov.zw
www.archives.gov.zw
www.auditgen.gov.zw www.auditorgeneral.gov.zw
www.dcip.gov.zw
www.dlvs.gov.zw
www.drss.gov.zw
www.energy.gov.zw
www.gisp.gov.zw
www.gov.zw
www.gta.gov.zw
www.housingministry.gov.zw www.ictministry.gov.zw
www.justice.gov.zw
www.lands.gov.zw
www.mepip.gov.zw
www.met.gov.zw
www.mhet.gov.zw
www.mhtestd.gov.zw
www.mic.gov.zw
www.miit.gov.zw
www.mines.gov.zw
www.mlass.gov.zw
www.mlgurd.gov.zw
www.mlgvturd.gov.zw
www.moa.gov.zw
www.mocpa.gov.zw
www.testdomain7.gov.zw
www.theopc.gov.zw
www.tourism.gov.zw
www.transcom.gov.zw www.vpmujuruoffice.gov.zw www.water.gov.zw
www.women.gov.zw
www.zec.gov.zw
www.zim.gov.zw
www.zimbabwe.gov.zw www.zimembassyvienna.gov.zw www.zimfa.gov.zw
www.zimgaborone.gov.zw www.zimgeneva.gov.zw www.zimimmigration.gov.zw www.zimlondon.gov.zw www.zimtreasury.gov.zw
www.zrp.gov.zw
zimtreasury.gov.zw

Embora desaprovado por alguns membros do sector de tecnológico, o hacktivismo é muitas vezes mal compreendido. É uma forma de protesto, muitas vezes como último recurso, para chamar a atenção da comunidade internacional e chamar a atenção para um governo que oprime seu povo. No caso do Zimbábue, é um protesto contra o governo que nega aos cidadãos seus direitos humanos e liberdade de expressão ao fechar a Internet.