Tem um Android? Cuidado com estes 151 aplicativos maliciosos

0
2121

A segurança dos smartphones Android é sempre algo que os usuários dos aparelhos electrónicos prestam sempre a atenção. Nos últimos tempos são frequentes os casos de problemas com aplicativos maliciosas, cujo o seu objectivo é roubar dados dos utilizadores para depois os usarem para seu proveito.

Agora essa lista voltou agora a crescer, com mais 151 aplicativos que foram identificados como maliciosas para o seu aparelho Android. Essas app serviam para enganar os utilizadores e levá-los a registarem-se em serviços de SMS premium, para assim lhes roubarem o seu dinheiro.

Entre os milhares de aplicativos na Play Store, muitas são falsas nas suas funcionalidades e têm propósitos escondidos, agindo de forma muito discreta, procurando ganhar a confiança do utilizador e depois atacam.

A mais recente campanha foi detetada há pouco tempo e abrange uma lista muito grande de apps. Ao todo são 151 apps que foram identificadas e que aparentavam ser normais. Na lista dessas 151 apps maliciosas podemos encontrar software para ler códigos QR, lanternas e outras funcionalidades ditas normais.

Pelo que foi revelado, o objectivo destes aplicativos era levar os utilizadores a subscreverem serviços de SMS premium, de forma discreta e sem estes darem por isso. Os utilizadores apenas teriam noção mais tarde, quando já não podiam recuperar o seu dinheiro.

Os investigadores descobriram que estas apps eram iguais na sua estrutura básica e tinham o mesmo propósito. Após o registo dos utilizadores nos serviços de SMS, muitas vezes deixavam de funcionar. Para ter ainda mais impacto, estas apps estavam a ser publicitadas em vária redes sociais.

A lista das 151 apps é conhecida e pode ser consultada pelos utilizadores. A Google já as removeu da Play Store do Android, mas os utilizadores devem validar se não as têm presentes algumas nos seus smartphones. Caso estejam, devem remover de imediato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here