Twitter aconselha todos os utilizadores a mudar a palavra-passe

747

A página oficial de suporte do Twitter avisou os utilizadores para que troquem as suas senhas imediatamente como medida preventiva. O motivo seria um bug interno da rede social que não mascarou as senhas de usuários.

Todos os que abriram a aplicação do Twitter, esta quinta-feira, depararam-se com a seguinte mensagem: “Por precaução, aconselhamos que alterem a vossa palavra-passe em todos os serviços onde a possam ter utilizado.” A rede social está a pedir aos seus 330 milhões de utilizadores que mudem as suas credenciais de acesso devido a um erro interno que as expôs em texto corrente em vez de as encriptar.

No seu post oficial, a plataforma explica que, quando você define uma senha para sua conta do Twitter, usamos uma tecnologia que a mascara para que ninguém na empresa possa vê-la. Recentemente, identificamos um bug que armazenava senhas desmascaradas em um log interno. Nós consertamos o bug, e nossa investigação não mostra nenhuma indicação de violação ou uso indevido por ninguém.

O que o bug fazia era registrar estas senhas internamente para a empresa antes mesmo de completar este processo de hashing. A empresa disse que já apagou todas as senhas registradas internamente, arrumou o bug e está a trabalha em formas de evitar que isso aconteça novamente.

A investigação interna do Twitter não indica que tenha havido uso abusivo da informação, mas, de qualquer forma, a recomendação vale para todos os seus utilizadores: alterem as palavras-passe.