[FT2017] Unitel está a trabalhar para a implementação do IPv6. O que isso significa?

5091

Durante a mesa redonda realizada no Fórum Telecom edição 2017, Amílcar Safeca, Administrador da Unitel, teve a oportunidade de responder a seguinte questão: “Quando é que a Unitel vai implementar o Ipv6?”.

Segundo Amílcar Safeca, o processo já está a decorrer paulatinamente, dentro das infraestruturas da empresa.

Mas afinal de contas o que isso significa?

A mudança para o IPv6 pode significar mais segurança para a Internet, pois o padrão conta com um protocolo criptografado, que pode identificar todo o caminho percorrido por cada IP. Para os usuários finais, essa mudança nem deve ser percebida. “Isso vai acontecer de forma invisível.

Por exemplo, caso o usuário tenha um modem ou um  roteador sem suporte para IPv6 será necessário comprar outro, mas isso depende da tecnologia usada. Algumas pessoas têm provedores que administram tudo e são eles que deverão disponibilizar o IPv6.

Portanto, é muito cedo para usuários em Angola preocuparem-se com isso, até porque nem todos os equipamentos existentes no nosso mercado têm suporte a IPv6.

Mas na verdade, é que as empresas de telecomunicações e provedores serão os mais cobrados com essa história do IPv6. Os provedores têm de se organizar, mas como o movimento começou em 2008, os investimentos em equipamentos já estão a ser feito desde então.

Acha que é prioritária a aposta no IPv6?