Você sabe o que é um SOC?

1153

Segurança sempre foi um desafio para as organizações, independentemente do porte ou segmento de actuação.  Por isso, ter na empresa um SOC é fundamental para evitar possíveis problemas. Em tempos de força de trabalho remota com usuários a utilizar dispositivos pessoais, acessar a rede corporativa de diferentes localidades, a segurança é essencial para a sobrevivência das empresas.

Mas o que é um SOC e como funciona?

O SOC – Security Operation Center é uma estrutura centralizada que compreende todos os componentes de segurança e gestão de vulnerabilidades do ambiente de TI. A sua missão é prover a aplicação de políticas de segurança de forma ubíqua em toda a infraestrutura, que abrange os activos de software, dispositivos físicos, canais de conexão e condutas humanas no ambiente.

Na sua composição, o SOC concentra de maneira orquestrada todo o arsenal de detecção e proteção em nível cibernético ou de ameaças internas sob o comando de equipas de especialistas em gerenciamento de segurança.

MAIS: Você precisa de uma VPN em 2022?

Os analistas de segurança, cientistas de dados e especialistas em ataque e respostas a incidentes utilizam ferramentas avançadas para fazer o mapeamento detalhado dos pontos de risco sistêmico relacionados ao workflow e à lógica do negócio, criando assim o mapa de vulnerabilidades que precisam ser estancadas ou acompanhadas em regime non-stop.

Em um processo de melhoria contínua, os incidentes e as ameaças são catalogados, classificados, documentados, periciados e absorvidos como casos de uso para aumentar a maturidade do SOC. Os hackers internos também realizam simulações constantes de ataques, através de testes de penetração, ou invasões controladas, em que são detectados os pontos fracos da arquitetura, dos dispositivos, dos itens de segurança e dos usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui