WhatsApp implementa suporte a biometria no iOS

1357

O WhatsApp está a melhorar a segurança da sua aplicação de mensagens em sistemas iOS, permite com que os utilizadores de iPhone acedam à app com recurso ao sensor de impressões digitais Touch ID e à tecnologia de reconhecimento facial Face ID.

O recurso vem desactivado por padrão e pode ser ligado por meio da tela de configurações, na opção Privacidade. Ele substitui o tradicional sistema de PIN numérico que é usado pelo WhatsApp em todas as suas versões, passa agora a utilizar, caso o usuário deseje, a funcionalidade da própria Apple para verificação. Como no caso do desbloqueio do smartphone em si, nenhuma imagem ou dado biométrico é partilhado com a rede, com todo o processo de autorização acontece offline e dentro do próprio dispositivo.

Com isso, o aplicativo cumpre a sua promessa de se tornar um ambiente mais seguro para seus usuários. O WhatsApp ainda garante que também é possível configurar o novo recurso para que ele seja acionado após um período determinado.

Para os utilizadores do sistema operativo iOS, a funcionalidade fica disponível a partir da versão 2.19.20 do WhatsApp. Por isso, se ainda não tem esta nova característica de segurança disponível, vai à App Store e confirma que tens a mais recente versão.

Como aceder o bloqueio do Face ID ou Touch ID

  • O primeiro passo é ter a mais recente versão do WhatsApp para iOS instalada. Após isso devem aceder às Definições e a Conta.
  • Da mesma forma, devem depois selecionar a primeira opção visível: Privacidade. No final deste ecrã, devem encontrar a nova opção Bloquear a aplicação. Acedam-lhe para activar esta opção de segurança.

Como activar o bloqueio do WhatsaApp no iPhone

  • O usuário deve encontrar a opção Face ID ou Touch ID. Esta dependerá da existência de uma destas duas opções no iPhone onde o WhatsApp está a ser usado.
  • Ao activarem esta opção, vão poder definir o tempo a esperar para activar esta opção de segurança. Contudo, mesmo com esta função activa podem continuar a responder a mensagens via notificações ou atender chamadas com o iPhone bloqueado.

Esta nova implementação vem reforçar a ideia de que para a equipa responsável pela criação e desenvolvimento do WhatsApp, a privacidade dos utilizadores está sempre em primeiro lugar.