
O apagão de internet imposto pelo governo do Irão já dura cerca de uma semana, restringindo gravemente a comunicação dentro do país e com o resto do mundo. A situação tem deixado muitos iranianos no exterior sem notícias de familiares e amigos.
Segundo a plataforma de monitoramento NetBlocks, o bloqueio já ultrapassou 168 horas consecutivas, com a conectividade reduzida para cerca de 1% dos níveis normais.
Cortes de internet não são novidade no país. As autoridades costumam recorrer a estas medidas durante protestos antigovernamentais ou momentos de tensão política. O mesmo aconteceu durante a recente guerra de 12 dias entre o Irão e Israel.
Desde 28 de Fevereiro, quando começou a ofensiva militar dos Estados Unidos e de Israel contra o Irão, o acesso à internet foi novamente restringido pelas autoridades.
Com o bloqueio, actividades simples como usar mapas online ou aceder a sites internacionais tornaram-se praticamente impossíveis. Apenas uma intranet local, bastante limitada, continua disponível para os utilizadores dentro do país.
FONTE: G1 TECNOLOGIA







Esta colaboração reforça o compromisso institucional com a transformação digital, visa aumentar a eficiência, transparência e qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e às instituições. A parceria estabelece bases sólidas para a modernização dos sistemas tecnológicos, a integração de plataformas digitais e o fortalecimento da segurança da informação no domínio das finanças públicas
A iniciativa representa um marco relevante no processo de digitalização da administração pública e contribui para uma gestão financeira mais eficaz, transparente e orientada para resultados nas finanças públicas dos dois países.




