BNA autoriza Unitel a realizar transferências móveis e instantâneas

0
2131

O Banco Nacional de Angola (BNA) concedeu, através de um despacho do governador daquela instituição, José de Lima Massano, datado  de 16 de Outubro, a licença de Prestador de Serviços de Pagamentos à Unitel Serviços Financeiros Móveis.

Segundo o que é revelado por intermédio de várias plataformas informativas, com essa licença a Unitel estará autorizada a realizar transferências móveis e instantâneas, vulgarmente conhecidas como pagamentos móveis ou mobile Money.

De acordo com Banco Central angolano, a atribuição da licença vai ao encontro de uma das acções prioritárias do Plano Nacional de Inclusão Financeira da instituição, e que passa por garantir à sociedade civil angolana um maior acesso à rede de serviços financeiros.

Sobre a operadora telefónica, que recentemente lançou o serviço de pagamentos e transferências móveis e instantâneas por intermédio de terminais telefónicos, denominado Unitel Money, e que tá com uma taxa de crescimento de 25% ao mês, pelo que foi revelado, vai reforçar a estratégia de inclusão financeira da empresa.

MAIS: Unitel Money, o novo serviço de pagamentos móveis, já disponível

Por outro lado, as autoridades angolanas têm como objectivo, até 2022, que um mínimo de 50% da população adulta angolana tenha acesso aos serviços financeiros básicos. É ainda nessa mesma senda que  “tendo presente que a inclusão financeira é uma condição fundamental para o desenvolvimento económico sustentável, o Banco Nacional de Angola tem participado em acções conducentes à criação de um ecossistema de pagamentos moderno e inclusivo” diz uma fonte daquela instituição bancária.

De referir ainda, que a nova lei do sistema de pagamentos do BNA propiciará a entrada de novos tipos de instituições financeiras (fintechs) assim como o Laboratório de Inovação do Sistema de Pagamentos são algumas dessas acções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here