Co-fundador do Wikipédia vai lançar site para combater notícias falsas

1185

Há algum tempo o Wikipédia era considerado como um grande site para se obter informações, infelizmente hoje é o contrário, visto que ultimamente muitos usuários já partilham informações falsas usando o Wikipedia.

Para tentar contornar a situação, Jimmy Wales (Co-fundador da Wikipédia), está prestes a lançar um novo Website que terá como objectivo combater notícias falsas ao associar jornalistas profissionais com um exército de contribuintes voluntários da comunidade.

O projecto foi anunciado na noite da última segunda-feira (24 de Abril de 2017) explicando que o Wikitribune será um site jornalístico que funcionará nos moldes da Wikipédia. Isso é: gratuito, livre de publicidade e zelado pela sua comunidade. Deste modo, qualquer usuário poderá aceder o serviço, fazer sugestões de tópicos e correcções (inclusive textuais), mas essas interferências só serão aplcoricadas se houver aprovação de membros que conquistarem títulos de confiabilidade.

A ideia de Jimmy Wales, é dar o inicio do projecto com 10 Jornalistas que terão os seus salários pagos pela comunidade. Os contribuidores da comunidade desempenharão um papel fundamental no novo site, assegurando que o conteúdo dos artigos seja sempre suportado por muita informação confiável compartilhada com os leitores.

Infelizmente ainda não se sabe quando o website estará no ar, mas há certeza apenas que será ainda neste ano. Já há uma campanha de financiamento colaborativo para colocar o site no ar.