Contactos de milhões de influenciadores do Instagram expostos

1253

O Facebook e os seus serviços têm estado sob escrutínio constante e a serem avaliado para falhas. Estas não param de surgir, muito por culpa da rede social. Depois de várias quebras de segurança, uma nova surgiu, agora no Instagram.

Uma enorme falha de segurança expôs informações sigilosas de influenciadores, celebridades e marcas no Instagram. Uma base de dados hospedado pela Amazon Web Services (AWS) podia ser acessado por qualquer pessoa, por não conter nenhuma camada de proteção, nem mesmo uma senha.

Descoberta pelo pesquisador de segurança Anurag Sen, que alertou o site Techcrunch, a base de dados trazia informações aparentemente excluídas de diversos perfis de influência e audiência da rede social, tais como suas biografias, imagens de perfil, número de seguidores, se o perfil era verificado e a sua informação de localização (cidade, país).

A base de dados dtambém mostra um cálculo de quanto é que cada influenciador vale, baseado no número de seguidores, engagement, alcance, gostos e partilhas que conseguem para se determinar quanto é que a empresa teria de pagar para publicar determinado conteúdo.