Erros fatais que as empresa cometem ao vender online em Angola [Parte 1]

2105

Paulatinamente em Angola, estamos a ter empresas que apostam nas vendas online, tanto no segmento alimentício, e vestuários. Nestes dois exemplos destacamos a SOBA e-Store e a Tupuca que têm se destacado no nosso mercado.

Vender online tem se tornado em uma febre para os empreendedores Angolanos, apesar de ser uma actividade comum em outros países , em Angola ainda há muito que se fazer. Então listamos os quatro erros que muitas lojas online Angolanas cometem, descubra se também tens cometido o mesmo erro:

1. O método de pagamento

Quando o assunto é compra online em Angola a pergunta que surge na cabeça do cliente é : Como e quando irei pagar?

A maioria das lojas online em Angola fazem mais papel de “Vitrina online” , têm os produtos disponíveis online mas exigem na maior parte das vezes a deslocação do cliente para efectuar o pagamento, isto para além de ser uma má experiência para o cliente, exige custos adicionais ao mesmo, como tempo e transporte que obviamente são razões suficientes para alguém decidir não comprar.

Solução: Antes de criar o seu negócio online, pergunte-se: É fácil comprar da minha loja online? o que meu cliente irá gastar para fazer um pagamento? e quanto irá gastar?

Depois de-se auto-questionar, procure por novas soluções e tecnologias de vendas online disponíveis em Angola para melhorar os seus serviços, pois quanto mais fácil e cómodo for seu método de pagamento mais vendas seu negócio irá gerar.

2. Falta de informação

Caríssimo empreendedor, aceite a evolução e pare de “mandar” ou “pedir”  ao cliente para enviar uma mensagem ou ligar para saber o preço do produto!!! Você tem noção de quanto conteúdo ele vê até fazer isso? Ou de quantos desistiram da compra por consequência disso?

Na maioria das vezes, os clientes em Angola querem ver as fotos do produto, ver as formas de pagamento disponíveis e ficar maravilhado com as especificações seja por qual for o canal, por isso, no acto da divulgação de um produto garanta que o visitante da sua loja não precise ir ao Google investigar sobre o mesmo porque há mais chances de ele encontrar outra loja com o mesmo produto melhor divulgado do que voltar para a sua.

Solução:

Seja perfeccionista ao ponto de que as únicas coisas em que o usuário consiga pensar quando se deparar com um produto da sua loja seja comprar ou lembrar que não tem dinheiro;

A imagem do produto deve ser atractiva e transmitir o seu real estado(Coloque mais de 3);
Exemplos de uso do produto que possam dar voz às suas funcionalidades ou propostas de valor.

Na segunda parte deste artigo, traremos mais alguns erros que as empresa cometem ao vender online em Angola, bem como as suas soluções.