Google: Cegueira causada pela Diabete poderá ser detectada com antecedência

309

image01

De certeza que muitos de nós sabemos quão perigoso são as Diabetes, visto que as úlceras  associadas à doença podem levar à amputação do membro, enquanto a retinopatia diabética (DR) pode deixar as pessoas cegas. De um modo a evitar estes dois factores causado pela doença, a Google decidiu estudar as possibilidades para detectar a retinopatia diabética antes que se torne um problema, e sem a ajuda de um médico no local.

Felizmente estes estudos estão a ter resultados satisfatórios, uma vez que a doença é diagnosticada com mais facilidade ao examinar uma imagem do fundo do olho, a equipe do Google passou os últimos anos a desenvolver um conjunto de dados de 128.000 imagens individuais, examinadas por 3 à 7 médicos oftalmologistas de um total de 54. Marcando as áreas danificadas áreas do olho – micro aneurismas, hemorragias e similares, em seguida, estes dados foram colocados em um sistema de aprendizagem de máquina (Inteligência Artificial), com esses dados, a Google conseguiu construir uma ferramenta de diagnóstico altamente confiável. Quando testado com 12.000 imagens, o diagnóstico do sistema estava “a par com o dos oftalmologistas”.

Com estes resultados, a Google espera expandir o escopo deste sistema para ser capaz de diagnosticar a doença a partir de imagens 3D mais complexas (geradas a partir da Tomografia de Coerência Óptica). A equipe está ainda a considerar a possibilidade de automatizar o processo de diagnóstico, para melhor servir os pacientes em locais remotos que poderiam de outra forma não ter acesso a especialistas treinados.

Bem haja a Google pela iniciativa.