Google disponibiliza versão Beta do Android P

831

O Google anunciou nesta terça-feira (8/5), o Android P, durante o Google I/O, a conferência da empresa para desenvolvedores, em Mountain View, na Califórnia a nova versão de seu sistema operacional que terá recursos para tornar o uso da bateria mais inteligente e os aplicativos não poderão mais monitorar as actividades online dos usuários.

Uma das grandes mudanças é o novo conjunto de gestos usados para controlar as acções no novo sistema, muito semelhantes aos que a Apple adicionou ao iPhone X. O Android P conta com monitoramento de actividade online, não dá acesso às informações muito especificas, mas permite que aplicativos observem até quais sites estão a ser acessados.

O Android P se adapta ao seu jeito de usar o smartphone, promete uma redução de 30% de uso do processador durante a execução de apps e ajuste automático do brilho do ecrã, por exemplo.

No intuito de tornar o Android P ainda mais amigável e minimalista, a Google afirma ter simplificado diversos comandos quotidianos, desde a captura de screenshots, ajuste de volumes, gerenciamento de notificações e assim por diante. Até mesmo a central de acções ficou mais brilhante e fácil de ser utilizada.

Uma versão beta do Android P já está disponível para dispositivos da linha Pixel e também para alguns aparelhos de outras fabricantes seleccionadas: Sony Xperia XZ2, Xiaomi Mi Mix 2S, Nokia 7 Plus, Oppo R15 Pro, Vivo X21, OnePlus 6 e Essential PH‑1.