Governo Angolano vai apostar nas especialidades espaciais

0
614

Angola vai apostar na formação de alto nível espacial para ajudar o Governo Nacional na tomada de decisões precisas e facilitar na resolução de problemas sociais, de acordo com as palavras de Elcano Gaspar,  engenheiro do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).

O especialista falava no final da formação de capacitação em que participou na Índia, de 8 de Novembro a 17 de Dezembro, com o tema “Data Science & Big Data Analytics”, e onde informou que esta especialidade envolve a identificação de padrões ocultos e correlações desconhecidas.

Para Elcano Gaspar, que foi o único angolano presente nesta formação, a disciplina profissional guia-se, também, pelas tendências de mercado e outras informações comerciais úteis, sendo tarefa de um analista reunir dados e utilizá-los para ajudar as empresas, no geral, a tomarem melhores decisões comerciais.

MAIS: GGPEN foi admitido como membro da Federação Astronáutica Internacional

As principais áreas de aplicação do respectivo curso, de acordo com o Engenheiro, são a das Telecomunicações, Saúde, Detecção de fraudes e riscos, Pesquisa na Internet, Publicidade direccionada, Recomendações do website, Reconhecimento avançado de Imagem, Reconhecimento da fala, entre outras.

Nos países em desenvolvimento, 17% da população rural vive em zonas sem cobertura móvel e outros 19% vivem em zonas com apenas conectividade à Internet de 2G. Além disso, os agregados familiares urbanos têm 76% de probabilidade de ter uma ligação à Internet, enquanto apenas 38% da população rural tem probabilidade de ter a mesma”, disse.

Segundo o que a redacção do MenosFios apurou, o treinamento em “Data Science e Big Data Analytics” é ministrado pelo Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada de Noida (República da Índia) ao abrigo do Programa de Cooperação Técnica e Económica da Índia (ITEC).

Pelo que o GGPEN revelou, a formação profissional contínua é uma das soluções para elevar os níveis de produtividade e rentabilidade e é importante para também fazer uma actualização dos conhecimentos adquiridos, contribuir de forma positiva para a capacidade de inovação, adaptação e até mesmo para fomentar a interação de grupo entre os funcionários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here