PROCURAR
PUBLICIDADE

iPhone completa 10 anos, aparelho que revolucionou a indústria dos telemóveis

O primeiro iPhone foi apresentado ao público no dia 9 de janeiro de 2007, por Steve Jobs fundador da Apple. um aparelho emblemático que revolucionou a indústria dos telefones móveis e mudou costumes.

O iphone foi lançado num momento em que o mercado estava dominado pelos telefones com teclado, com destaque para os telefones da Blackberry. O mais inesperado do iPhone foi como permitiu o desenvolvimento de uma série de aplicativos que actualmente possibilitam com que o usuário execute várias funções.

O smartphone da Apple popularizou os ecrãs sensíveis ao toque em um tempo que um BlackBerry com teclas físicas era o que havia de mais avançado. A ideia de criar um smartphone que não precisasse de teclado, mouse ou caneta surgiu em 2005. Steve Jobs queria ecrãs sensíveis ao toque para interagir com computadores.

Portanto, depois de analisar o protótipo, mudou de ideia e pediu que ela fosse implementada em telefone móveis. Foi a partir dessa ideia que surgiu o ecrã do primeiro iPhone, que tinha 3,5 polegadas e ocupava cerca de 50% da porção frontal do dispositivo.

Com o iPhone de primeira geração, a Apple lançou o primeiro smartphone com apenas um botão na parte frontal. O botão mecânico se tornou parte essencial do design do aparelho até o ano passado, quando a empresa decidiu retirá-lo do iPhone 7 e sua versão maior.

A versão mais recente do aparelho da Apple é o iPhone 7, lançado no segundo semestre do ano passado. Leva o mesmo nome, mas suas configurações já são bastante diferentes do projeto original. A evolução nas especificações mostra como o tempo é bom para a tecnologia, a memória RAM do iPhone passou de 128 MB no iPhone 2G para 3 GB com o iPhone 7 Plus. Já o processador do primeiro iPhone era um ARM 11 e o do iPhone 7 Plus é um A10 Fusion.

A Outra grande surpresa na última atualização foi a aposentadoria da tradicional entrada para fones de ouvido. A mudança gerou controvérsias, já que para ouvir música pelo iPhone 7 ou iPhone 7 Plus é preciso ter um adaptador ou fones de ouvido sem fio.

De acordo com a Apple, desde o lançamento da App Store, em 2008, os desenvolvedores ganharam mais de 60 bilhões de dólares devido aos aplicativos criados sob medida para os aparelhos da Apple.

O principal legado do iPhone, contudo, não está no design ou em suas configurações internas. Com o seu smartphone, a Apple permitiu o desenvolvimento de uma série de aplicativos que transformaram os celulares em verdadeiros computadores de bolso.

Apple possui vários clientes no mundo, e em Angola nota-se também o número de pessoas que optam em usar o iPhone nos mais diversos modelos. Muitos especialistas esperam que neste ano, devido ao aniversário de dez anos do iPhone, a Apple lance um produto tão revolucionário quanto o seu primeiro smartphone.

Compartilhe:
  • googleplus
  • linkedin
  • tumblr
  • rss
  • pinterest
  • mail
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE