Morreu Koo Bon-moo, o presidente da LG

0
2324

A indústria de tecnologia acabou de perder uma de suas personalidades mais importantes. O presidente do Grupo LG, Koo Bon-moo, morreu aos 73 anos após combater doenças cerebrais desde 2017. Como é comum entre as gigantes corporações sul-coreanas, seu filho (alto executivo da LG Electronics, Koo Kwang-mo) deve assumir as rédeas.

Koo Bon-moo foi a terceira geração da família fundadora da LG, mas foi amplamente creditada por transformar a empresa no influente gigante de tecnologia que é hoje.

Ele se tornou presidente em 1995, quando a LG foi chamada de Lucky Goldstar e toda a empresa ficou feliz em ganhar 30 trilhões de dólares em receita (cerca de 27 bilhões de USD se tivesse ganho o dinheiro hoje). Nos anos seguintes, no entanto, ele se comprometeu tanto com a expansão internacional quanto com investimentos fatais em displays (particularmente LCDs) e baterias de íons de lítio que se tornaram cruciais à medida que smartphones, TVs de tela plana e PCs decolavam. Ir para a frente até 2018 e a LG está alcançando um desempenho recorde, apesar de sua divisão móvel não ter tanto êxito como previsto.

Será que no seu mandato não teve problemas?

Isso não quer dizer que o mandato de Koo Bon-Moo tenha sido positivo. A conexão familiar se mostrou problemática além das queixas típicas sobre o nepotismo, os promotores recentemente invadiram os escritórios do LG Group enquanto investigavam alegações de evasão fiscal por parte de membros da família. E, embora a LG seja muito maior do que costumava ser, ela frequentemente permaneceu à sombra de seu arqui-rival Samsung, com apenas algumas áreas (como as TVs OLED), onde ela se destaca claramente. Com isso dito, não é certo que a LG seria tão grande sem a ajuda de Koo Bon-moo.

O futuro da empresa provavelmente não estará em risco, seja qual for sua opinião sobre o falecido presidente. A LG é financeiramente estável, e Koo Kwang-mo não é um estranho para a liderança executiva ou para as várias divisões da empresa (incluindo electrodomésticos, entretenimento doméstico e estratégia geral). Por enquanto, ele só precisa se concentrar em manter o navio corporativo à tona.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here