NEON: Seres humanos artificiais da Samsung apresentados no CES 2020

714

A subsidiária da Samsung, STAR Labs apresentou oficialmente seu misterioso projecto denominado “humano artificial”, o Neon. Até onde sabemos, porém, não há nenhum mistério aqui. O Neon é um avatar digital, com semelhanças humanas animadas por computador tão merecedoras do apelido de “humano artificial”.

Segundo Pranav Mistry (Presidente do STAR Labs), O Neon é como um novo tipo de vida. “Existem milhões de espécies no nosso planeta e esperamos acrescentar mais uma. Os Neon’s serão nossos amigos, colaboradores e companheiros, continuamente a aprender, evoluir e a formar memórias das suas iterações”.

Na base das grandes promessas da Samsung está uma plataforma tecnológica que a empresa está a desenvolver, chamada CORE R3, que significa Realidade, Tempo Real e Responsivo, na sigla em inglês.  Usando redes neurais e outras técnicas de inteligência artificial, a CORE R3 foi equipada com informações sobre como a aparência dos seres humanos, a forma como se comportam e interagem e “pode criar computacionalmente uma realidade natural além do que a percepção normal pode distinguir”, de acordo com o STAR Labs.

Deste modo, o âmbito deste protejo da Samsung ainda é um pouco abstracto… Nos comunicados feitos pela empresa, foi destacada a possibilidade dos “humanos artificiais” poderem estar presentes em várias plataformas, mas isso aparenta ser a criação de um mero avatar das assistentes pessoais que temos actualmente.

Num futuro próximo, será possível contratar ou subscrever um NEON como executante de um serviço, consultor financeiro, prestador de serviços de saúde ou concierge. Com o tempo, os NEONs funcionarão como pivots de TV, porta-vozes ou atores de filmes; ou eles podem simplesmente ser companheiros e amigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here