Conheça as principais vantagens do protocolo VoIP

0
2823

voip-service1-400x256Sempre que estiver em um estabelecimento seja comercial, em uma agência bancária, escritórios, etc, acredito que notará a existência de um telefone digital, o cabo de rede (como é conhecido) é conectado nesse telefone, pois é, isso só é possível devido ao protocolo VoIP ou Voz sobre redes IP.

Menos Fios traz para os nossos leitores algumas das suas principais vantagens desse protocolo que tem sido muito útil não somente para empresas e como também para residências, só para que tenha uma ideia a rede social Skype usa esse protocolo e ela pode funcionar de computador para computador e computador para telefone fixo ou mesmo até telemóvel.
O protocolo VoIP (Voice over Internet Protocol), garante a comunicação de Voz sobre redes IP, é uma tecnologia que permite transformar sinais de áudio, sinais como os de uma chamada por telefone, em dados digitais, que podem, e são, transmitidos pela internet ou outro modo de rede de computadores que seja baseada em IP (Protocolo de Internet). Essas redes podem ser de 2 tipos:

  1. Redes Públicas: a Internet representa a rede IP pública usada para comunicações VoIP. O usuário deve ter preferencialmente um acesso de banda larga (ADSL, cabo, rádio, Wimax, etc.) instalado para poder fazer uso do serviço VoIP.
  2. Redes Privadas: as redes corporativas das empresas representam as redes privadas usadas para comunicações VoIP. Podem ser desde pequenas redes locais (LAN) até grandes redes corporativas (WAN) de empresas com presença global.

As principais vantagens de implementar a voz sobre o protocolo IP ou simplesmente VoIP são:

  • Redução no custo com ligações: Agora você pode utilizar a sua WAN para fazer as ligações de longa distância entre as diversas unidades de sua empresa, reduz o custo com interurbanos e até mesmo ligações locais.
  • Redução no custo do cabeamento: A instalação com VoIP pode cortar até 50% dos custos com cabeamento, pois o mesmo cabo que liga o computador pode ligar o telefone IP e o computador. Isso reduz principalmente o custo em escritórios novos.
  • Rede de Voz Unificada: Agora a rede de voz está integrada a sua rede de dados, isso possibilita que tanto os escritórios remotos como usuários remotos compartilhem a mesma rede e o mesmo plano de numeração, o que permite um melhor controle e gerenciamento desses usuários e seus dispositivos.
  • Funcionalidades de Voz Avançadas (Feature-rich Communications): Agora que as redes de dados, voz e vídeo estão integradas o usuário pode usufruir dessas tecnologias e adicionar outras aplicações e benefícios adicionais com esse mundo do VoIP. Por exemplo, baseado no número do cliente um atendente de call center pode ter todos os dados da pessoa, caso ela seja cadastrada, e até ter informações sobre negociações passadas automaticamente pelo sistema, tudo isso gerado a partir dessa integração da rede com o mundo VoIP.
  • Padrões Abertos e Compatibilidade entre Diversos Fabricantes: Assim como micros de diferentes marcas, tais como Apple, Dell e IBM podem trabalhar em uma mesma rede, você agora pode escolher padrões abertos e fazer equipamentos de fabricantes diferentes conversarem.

Outro ponto importante é que agora a rede de voz passa pela sua rede LAN e WAN, desta maneira possibilita que os pacotes sejam capturados, decodificados e a sua conversação seja extraída ou ouvida, por isso temos que garantir a segurança ao passar por ambientes suspeitos utilizar técnicas de criptografia.

É claro que o conceito é simples e genial, porém como fazer isso acontecer é um pouco mais complexo, pois a rede de dados deve ser preparada para receber e tratar os pacotes de voz da maneira correta, os pacotes de voz devem ocupar uma banda que não ocupe a sua rede, ou seja, utilizando padrões correctos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here