Saiba o que são VPN e Proxy, ferramentas de privacidade de navegação

0
2079

Com os novos desenvolvimentos em privacidade e segurança, ficar privado enquanto está online tem sido um tópico que criou recentemente muita atenção e usar “VPN ou Proxy” pode ser uma boa opção para quem deseja utilizar a Internet sem se preocupar com invasão de privacidade.

Em Angola a nova Lei de “Protecção das Redes e Sistemas Informáticos, aprovada pelo parlamento angolano e publicada em Fevereiro, avança que é obrigatório as operadoras armazenar os dados dos clientes e apresentar os dados caso as autoridades solicitem.

Com todas essas mudanças as pessoas ao redor do mundo começaram a se preocupar com sua privacidade, isso está a levar as pessoas a começar a pesquisar ferramentas que poderiam ajudá-las a permanecerem privados. Essas ferramentas são- VPN (Redes Privadas Virtuais) e Proxy.

Saiba aqui o que são VPN e Proxy, qual é a diferença entre ambas as ferramentas e como escolher a melhor opção?

A VPN é uma ferramenta principal para aqueles que desejam proteger a sua privacidade e segurança online. A VPN é configurada em todo o computador e protegem o tráfego de cada aplicativo usado – cada navegador de Internet, aplicativo de e-mail ou jogo online.

Uma VPN não só facilita o contornar de restrições geográficas e questões de censura como também toma conta da sua segurança e anonimato. Uma VPN constrói um túnel seguro, em que utiliza protocolos (PPTP, L2TP, IKEv2, SSTP, etc.) entre o computador e o seu destino na Internet.

“VPN oferece um nível de encriptação elevado de até 256-bits, o que o torna praticamente impossível para um hacker ou criminoso virtual intrometer-se na sua segurança online”.

O Proxy é um servidor que age como ponte de ligação entre o utilizador e a Internet. Todo o tráfego encaminhado por um proxy vai parecer que está a sair do IP do servidor proxy em vez do seu IP pessoal.  Além disso, um proxy só é configurado para um determinado aplicativo, como um navegador da Web, mas não está instalado em todo o computador, quem não está preocupado em manter o seu tráfego de Internet seguro e só quer transmitir um filme por exemplo, pode usar proxy.

“Proxy oferece um nível de segurança muito fraco. Um servidor proxy não encripta qualquer tráfego que passe pelos servidores, o que o torna vulnerável a criminosos virtuais e hackers”.

No entanto, os servidores proxy não usam qualquer tipo de encriptação para proteger o seu tráfego quando este passa por eles e já a criptografia é o que torna a VPN com mais segurança e com uma privacidade orientada. Actualmente existem vários aplicativos de VPN para iOS, Android, Windows e Mac.

Facebook possui uma VPN chamada Protect nas suas opções em que qualquer usuário pode instalar no seu dispositivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here