Situação actual do Angosat-1 será explicada na próxima semana

0
2447

Desde que foi efectuado o lançamento do Angosat-1, são raras as informações credíveis sobre o primeiro satélite angolano, ora recebemos informações por parte da imprensa Russa, ora a parte angolana desmente.

Para acabar de uma vez por toda com esse problema , o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, afirmou nesta terça-feira que a situação do satélite angolano “Angosat-1” será esclarecida em conferência de imprensa, segunda-feira próxima (23 de Abril de 2017), em Luanda.

O titular da pasta garantiu ainda que uma delegação de técnicos russos estarão na capital do país para esclarecimentos. Recordou ser o mês de Abril o previsto para a última avaliação técnica do satélite.

E se o Angosat-1 realmente tiver problemas?

Segundo novas informações postas a circular pela imprensa russa, Angola e Rússia já estão a negociar a criação de um novo satélite – o AngoSat-2 , o processo que deverá acabar no final de Maio. Essa mesma informação já foi desmentida pelo ministro angolano.

Vale ainda lembrar que se realmente for confirmado este problema, O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, salvaguardou que a parte angolana não sairá prejudicada porque o acordo acautela os interesses do país.

O Angosat-1 está coberto por um seguro de 121 milhões de dólares – valor assumido em partes iguais pelas empresas SOGAZ e VTB – montante suficiente para garantir a sua construção pela RSC Energia, empresa que lidera o consórcio russo responsável pela construção do engenho.

Aguardemos até segunda feira para termos o ponto de situação do satélite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here