Vodafone realiza primeiros testes de 5G em Portugal

0
1409

A Vodafone realizou nesta quarta-feira (05), os primeiros testes de 5G em Portugal, antecipando aquela que será a rede móvel do futuro. A demonstração foi feita em parceria com a Ericsson e tendo sido atingidas velocidades de 20Gbps sem recurso a ligação por cabo.

Os testes realizaram-se em ambiente controlado na Vodafone Portugal e incluíram a transmissão de ficheiros para dois equipamentos móveis, em condições reais de propagação, a velocidades multi-Gbps (mais do que 1Gbps).

A par disso, foi utilizada a tecnologia de “beam tracking” e multi user MIMO, na qual assenta o 5G e que permite, através de feixes distintos nas antenas, transmitir dados de forma muito mais direcionada, servindo com maior eficácia vários utilizadores em simultâneo.

Apontada como a tecnologia que irá revolucionar o futuro das telecomunicações, além de conectar pessoas, acredita-se que será o 5G a potenciar a comunicação entre máquinas.

Na prática, isto significa que com rede móvel 5G conseguirá fazer streaming de vídeo em 4K sem qualquer interrupção, desfrutando do formato tal como foi pretendido.

 Este é um sistema optimiza as comunicações móveis, melhorando a velocidade por utilizador e obtendo maior eficiência espectral. Os testes comprovaram também a redução de latência ou tempo de resposta do sistema rádio 5G, que vai ser um facilitador para comunicações críticas em tempo real, fiáveis e de elevado débito, tais como veículos inteligentes ou autónomos, ou operação remota de robótica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here