YouTube começa a disponibilizar filmes gratuitos

558

O Youtube começou na última semana a disponibilizar filmes completos de maneira gratuita. O site já disponibilizava filmes completos, porém em sistema de aluguel. Agora os longa metragens que estiverem de graça serão interrompidos de tempos em tempos para passar propagandas, uma forma que o Youtube encontrou de monetizar a nova função.

A estratégia da plataforma de vídeos do Google não foi feita sem um bom estudo de demanda de sua base de usuários, é claro, e o presidente de gerenciamento de produto do YouTube, Rohit Dhawan, em entrevista, afirmou: “Nós vimos a oportunidade baseada na demanda de usuários, além de apenas oferecer filmes pagos.”

“E também apresenta uma óptima oportunidade para anunciantes”, concluiu Rohit.

Serão cerca de 100 filmes disponíveis inicialmente, lista que inclui clássicos como Rocky, O Exterminador do Futuro, até filmes mais recentes como Legalmente Loira. A empresa estuda outras maneiras de monetizar o serviço, com acordos de patrocínio e exibições exclusivas.

Com uma base de usuários mensais de 1,9 bilhões e toda  base de dados do Google disponível, o Youtube parte na frente de outros serviços de streaming grátis. Existem rumores de que a Amazon também lançará serviço de streaming baseado em propagandas.

A oferta de filmes de forma gratuita segue como uma ação paralela ao seu serviço pago de streaming, a versão Premium, focada em produções originais de séries, filmes e de conteúdo exclusivo dos criadores da plataforma.