Início Site Página 1223

Quer voltar a usar o Windows lançado em 1985? Aqui tem a sua chance!

Windows 1.01

A geração do iPhone, Galaxy e companhia vai ficar chocada: mas antigamente os sistemas operativos não eram tão práticos (nem bonitos) como são actualmente.

Mas foram esses os dinossauros que deram origem às inovações que nos congratulamos hoje. Não acredita? Veja aqui a evolução do Sistema Operativo mais usado nos computadores, o Windows.

Falando em Windows, o pessoal do http://jsmachines.net/ decidiu dar uma chance a todos de verem como foi uma das primeiras versões do Sistema Operativo do Sr. Bill Gates… Este emulador foi desenvolvido por Jeff Par e James Friend e permite que o utilizador possa realizar algumas das funcionalidades do Windows 1.01

De entre as ferramentas disponíveis, destacam-se o calendário, o bloco de notas, o paint, a calculadora. Só para lembrar, esse sistema foi lançado em 1985 , as disquetes reinavam na altura, então nem liguem a lentidão.

Link pra testar o Windows 1.01 : http://jsmachines.net/demos/pc/cga-win101/xt-cga-win101.xml

Num mundo dividido entre tablets e desktops, a HP tenta encontrar a paz…

Num mês em que a Microsoft apresentou o seu tablet “Surface“, a Apple apresentou as novas versões do iPad e até a Nokia mostrou o seu futuro tablet com Windows Phone, ficou claro que a mobilidade está na ordem do dia para as grandes empresas.

A HP tem uma visão ligeiramente diferente: juntar o melhor dos dois mundos (Tablets + PCs)

HP ENVY Recline 23
HP ENVY Recline 23

Na linha da frente está o ” HP ENVY Recline All-in-One series PC ” , que, segundo a HP,  oferece a melhor e mais imersiva experiência touch, disponível num All-in-One PC.   Com um design inovador de produtos, os novos All-in-One PCs da HP permitem que os utilizadores possam através de um ecrã mais sensível ao toque, girar, baixar e aproximar a imagem, tornando a interação mais acessível e confortável.

Nesta série, destacamos os seguintes:

  • O HP ENVY Recline 23 TouchSmart All-in-One PC e o HP ENVY Recline 27 TouchSmart All-in-One PC

são os mais imersivos touchscreen PCs da HP, o recurso de 10 pontos de toque e um design ajustável revolucionário que permite uma experiência mais confortável e mais controlo do que nunca.   Os dois computadores vêm  equipados com processadores de 4 ª geração ™ i-série Intel ® Core NVIDIA e gráficos discretos para ajudar os consumidores com as tarefas mais exigentes. Já o HP ENVY Recline27 possui um extra: a tecnologia Near Field Communication (NFC), que permite aos utilizadores compartilhar fotos, contactos e URLs, com um simples toque (muito usada nos smartphones).

Em segundo lugar foi anunciado o HP Split x2, um PC destacável que oferece a funcionalidade completa de um notebook com um ecrã removível, que também pode funcionar como um tablet.   Na descrição oficial da HP, podemos ver o seguinte:

O HP Split x2 é um versátil PC dois-em-um destacável que combina potência e portabilidade com o sistema operativo Microsoft ® Windows ® 8 e a poderosa terceira geração da família de processadores Intel ® Core ™. Os consumidores podem agora desfrutar de um notebook ultraportátil de alto desempenho adequado para praticamente qualquer tarefa intensiva, que funciona como um tablet de 33 centímetros (13 polegadas) para dar uma capacidade incomparável de entretenimento para jogos, vídeos e muito mais. O HP Split x2 junta-se ao HP SlateBook x2 e ao HP ENVY x2 como parte da carteira de PCs destacáveis da HP.

Se estiver a ser usado como um notebook de alto desempenho ou como um tablet, o vibrante touchscreen diagonal HD de 33,8 centímetros (13,3 polegadas) torna mais fácil visualizar e compartilhar conteúdos, jogar com os amigos e familiares, ou desfrutar de música de alta qualidade com Beats AudioTM que proporciona a melhor e mais rica experiência de áudio num PC.   Um disco rígido opcional na base expande a capacidade de armazenamento, além de baterias duplas permitem que os utilizadores possam ganhar mais mobilidade.   O HP Split x2 oferece um design atraente com um revestimento de toque suave que proporciona uma retenção mais confortável e mostra menos impressões digitais. O HP Split x2 também oferece inovações exclusivas da HP, como uma webcam frontal TrueVision Full HD de 2 – megapixel (2) e a HP Imagepad multifinger para uma navegação precisa através do gesto.

Hackathon: Conheça a maratona dos programadores

hackathons

Hackathon, termo que resulta da combinação entre Hack + Marathon, consiste num evento onde programadores, designers e outros intervenientes no processo de desenvolvimento de um software, irão colaborar intensivamente para desenvolverem um projecto num curto tempo.

Este termo surgiu através da popularização algumas empresas de desenvolvimento de software, no caso a primeira delas foi Sun MicroSystems. Em 1999 os desenvolvedores do projecto OpenBSD juntamente com a equipa de Marketing da Sun criaram este termo que mais tarde foi usado pelos participantes de uma conferência onde haviam sido desafiados a criarem um software na linguagem programação Java para a empresa Sun Microsystems.

NÃO É APENAS UM EVENTO DE PROGRAMADORES

O Hackathon tem características únicas que o diferenciam de outros eventos para programadores e que o tornam numa actividade apenas para pessoas que conseguem trabalhar sobre muita pressão enquanto resolvem problemas técnicos. Isto acontece devido ao curto tempo da maratona, dependendo do tema do hackathon existem alguns que duram 8 horas, 24 horas e existem aqueles que chegam a 168 horas, ou seja, uma semana.

Nas equipas além do programador é comum existirem designers gráficos, designers de interface e gestores de projecto. Todos eles devem trabalhar para apresentar um produto inovador a mesa de jurados que elege um vencedor.

A ESTRUTURA DAS MARATONAS

Hackathon

Para acolher todas as equipas participantes do Hackhaton é necessário um local amplo com um ambiente amigável para os desenvolvedores, ou seja, diversas mesas disponíveis para que cada equipa consiga se focar no seu projecto, conexão decente a internet, energia electrica distribuida por extensões e os items indispensáveis comida e bebida, porque apesar dos  participantes trabalharem como maquinas durante horas eles ainda são seres humanos com necessidades básicas.

O evento necessita de um corpo de jurados que fazem um dos trabalhos mais difíceis: escolher os vencedores. Parece simples mas cada equipa dá o “litro” para apresentar um protótipo de qualidade ao corpo de jurados, deste modo a escolha de um vencedor torna-se complicada.

O DESENVOLVIMENTO DA MARATONA

Apôs a apresentação do evento, as ideias são sugeridas pelos participantes e equipas são criadas baseando-se nos interesses em comum e habilidades dos membros. Com as equipas formadas o trabalho árduo para apresentar um produto no fim da maratona começa. Como algumas maratonas têm 24 horas de duração ou mais, é normal que alguns membros da equipa adormeçam no meio ou comam normalmente fast foods como pizzas e consumam bebidas energéticas como Red Bull durante o trabalho. No final é dado tempo para que cada equipa possa fazer a apresentação do seu projecto e claro é anunciado os vencedores.

ENQUANTO ISSO EM ANGOLA

codeAngola

Até agora não há relatos de Hackhatons organizados para o publico desenvolvedore em Angola, mas é possível que certos grupos restritos já o tenham feito, como no caso das Universidades. Mas nem tudo são más noticias porque dois eventos já confirmados irão incluir maratonas de hack, ou seja, Hackathons, o primeiro será o Luanda Developer Day em Dezembro do ano corrente que será organizado pela Associação Startup Angola e o outro será na Conferência dos desenlvedores angolanos em 2014 muito conhecida nas redes sócias por #CONDESA2014 que será organizada pelo AngoDev. Então, desenvolvedores que se preparem para as maratonas.

Maratonas deste gênero são importantes porque testam as capacidades dos desenvolvedores até ao limite e delas podem nascer grandes projectos como é caso do GroupMe, aplicativo mobile para envio de mensagens em grupo que nasceu num Hackathon realizado em 2010 pela TechCrunch, com apenas um ano de funcionamento foi adquirido pelo Skype  a 80 milhões de USD.

Fonte: Wikipédia

[Jogos] Torneio de MK9 este domingo na Natgil

O que é que vais fazer este fim de semana ? Não tens planos ainda ? Que tal arrancares  espinha dorsal de uma pessoa ? Não sabes o que fazer com ela depois ? Então que tal roubares a alma de um pobre desgraçado ? Uma alma já te chega ? Humm, e que tal cuspires ácido na cara de uma mulher de 4 braços ? Não és um lagarto ? Então só me falta sugerir te fazer tudo isso e muito mais enquanto derramas rios de sangue na companhia e camaradagem dos Mortal Kombat Titans.
Torneio MK9
É isso mesmo , está na altura de mais um torneio de Mortal Kombat 9 na Natgil . Para vocês que  ainda não conhecem os Mortal Kombat Titans, eles são uma das maiores comunidades de jogos de luta de Angola que todos os fins de semana reúnem-se na sua catedral de jogos , a Natgil, e convivem a volta do jogo MK 9.  Esta comunidade organiza de tempos em tempos grandes torneios do seu jogo favorito onde impera a diversão e a competição. Para participares basta apareceres domingo as 13:40 na Natgil já que os novos participantes não pagam a entrada, só têm mesmo que aparecer e divertir-se e quem sabe serem os que vão finalmente derrotar o grande Edson Domingos.
Deixo-vos estes videos e fotos de torneios passados para aguçar o vosso apetite.

 

This slideshow requires JavaScript.

 

Fonte : Mortal Kombat Titans

 

Relógio inteligente da Samsung agora é compatível com mais dispositivos…

Galaxy Gear

Quem acompanhou a cerimónia de lançamento do “Galaxy Gear”, o relógio inteligente da Samsung ficou decepcionado por 2 motivos: preço e a compatibilidade reduzida com outros dispositivos. Até ontem, o Galaxy Gear só era compatível com o Galaxy Note 3.

Ficou bastante óbvio que o Galaxy Gear seria um falhanço, uma vez que contam-se os utilizadores que trocariam de smartphone apenas para testar um relógio inteligente.

Por isso  Samsung teve de trabalhar e ontem anunciou que mais uma gama de dispositivos Galaxy, são agora compatíveis com o Galaxy Gear. Na lista encontramos: Samsung Galaxy S 4, Galaxy S3, Galaxy Note 2 .

No final de Outubro outros serão contemplados, entre eles, Galaxy S4 Mini, S4 Active, Mega 5.8, Mega 6.3 e o Galaxy S4 Zoom.

Será que essa medida ajudará a recuperar o falhanço do lançamento?

[Via]: Engadget

[Jogos] Sony mostra vídeo de evolução da Playstation desde 1995

gaming-playstation-4-sony-first-full-look-at-hardware-e3-2013-ePreparem os lenços de bolso, porque é a hora de nostalgia. Lágrimas podem cair dos olhos de gamers veteranos. O motivo não é mau, muito pelo contrário. Agradeçam à Sony que decidiu dar uma lição de história sobre a família Playstation num dos seus últimos comerciais.

Em um vídeo de mais de 3 minutos e com o tema #4ThePlayers (para os jogadores) a Sony mostra o significado de nostalgia e evolução.

[Angola] Movicel lança novo plano com 1GB de dados à 1250 Kz!

Movicel Geração M

Parece que foi ontem que a Movicel apresentou os novos planos de voz + dados, alterando assim os benefícios dos planos antigos. Alguns utilizadores gostaram, outros nem por isso…

Numa amostra de reacção rápida, a Movicel tenta conquistar a geração que mais consome dados/voz, os jovens. Apelidada de Geração M (M de Mobile, Móvel ). Por isso apresenta um novo plano mensal de dados+voz que inclui o seguinte:

  •   300 minutos de chamadas entre movicel
  •  400 SMS
  •  10 MMS
  •  1GB de internet
  • Acesso ao Facebook Zero (a versão que pode ser acedida mesmo sem saldo, mas não podemos ver fotos)

Para aderir ao plano, o utilizador deve carregar saldo equivalente à 1250 AKZ e depois enviar uma SMS com qualquer conteúdo para o 19308.

E agora, esse plano fica mais em conta para si?

Workshop sobre engenharia informática, amanhã no Campus Universitário da UAN. Participe!

workshop uan

Já todos sabemos o papel primordial que as universidades desempenham no desenvolvimento de cada país, por isso, sempre que uma delas decide realizar actividades formativas abertas ao público, nós apoiamos e aplaudimos.

Com o tema: “Ameaças modernas de segurança nos sistemas de informação” , o Workshop foi concebido levando em conta o interesse transversal dos diferentes sectores da sociedade que usam serviços e produtos ou são prestadoras de serviços no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação, assim como instituições do estado que pretendem estar mais por dentre das ameaças modernas e, cada vez mais presentes. Quer no período da manhã, quer no da tarde, vários prelectores apresentarão comunicações que, pelo seu conteúdo, avivarão o interesse na problemática de segurança digital, nas suas mais variadas vertentes, tanto a nível da concepção como da administração dos Sistemas de Informação.

Para participar no Workshop, deverá fazer uma inscrição prévia usando o link.

O Workshop está ser organizado pelo Departamento de Engenharia Informática, da Faculdade de Engenharia – Universidade Agostinho Neto , com a participação de técnicos de várias empresas, dentre elas, o BNA e a Sonangol.

Portanto, quer saber mais sobre segurança da informação, inscreva-se, depois vá até ao Campus Universitário da UAN no bairro Camama (Luanda) e amanhã, 25 de Outubro, acompanhe o workshop à partir das 8h00

Site Oficial do Evento: http://dei-feuan.net/workshop_2013

Portal “Welcome to Angola” recebe prémio internacional de qualidade…

welcometoangola

Circulando pelas ruas de Luanda, provavelmente devem ter visto publicidades de um serviço apelidado de “Welcome to Angola“. Este serviço foi projectado pela empresa OnMedia, para fornecer um “guia turístico” do país, tanto em formato físico ( revistas, flyers…) ou em formato digital.

Quem tiver a amabilidade de aceder ao http://www.welcometoangola.co.ao/ , poderá verificar que o portal agrega um conjunto de informações úteis para conhecer Angola, tanto a nível do lazer ou a nível de negócios. Pelos vistos o portal está a chamar a atenção de empresas estrangeiras, tendo recebido o Prémio Internacional da Qualidade ISQA (“International Star for Quality”), Categoria Ouro, atribuído pela B.I.D. – Business Initiative Directions. O prémio, constituído por um troféu, um certificado e uma declaração de qualidade, foi entregue numa cerimónia de gala, que se realizou recentemente em Genebra, na Suíça.

Segundo o comunicado de imprensa:

O Welcome to Angola foi distinguido por indicação secreta de líderes de companhias que já tenham sido distinguidas em edições anteriores e que admiram o “site”. A informação relativa ao seu desempenho proveio de uma grande estrutura internacional, constituída por especialistas em vários campos empresariais e responsáveis de empresas de reconhecida qualidade, bem como de dados recolhidos em agências de informação especializadas, imprensa ou câmaras de comércio.
O júri do Prémio Internacional da Qualidade – ISQA, na sua decisão de distinguir o Welcome to Angola, baseou-se na conformidade deste “site” aos princípios do modelo QC100, que auxilia presidentes e gestores de empresas a implementar uma cultura de qualidade entre os seus clientes e colaboradores, que permita alcançar as expectativas face à sua performance, produtos e serviços, aumentar a eficiência, tomar melhores decisões e reduzir os custos.
O “site” Welcome to Angola é um guia sobre Angola e as suas províncias, que se constitui em suportes informativos, mapas, roteiros e guias “online”, cujo principal objectivo é dar a conhecer este país e, em simultâneo, divulgar e promover os produtos e serviços angolanos. O Welcome To Angola é uma mais-valia para quem reside ou pretende viajar, trabalhar ou investir em Angola, ao valorizar informação sobre empresas, locais a visitar, gastronomia, cultura, natureza e lazer deste país.

Parabéns para o “Welcome to Angola”, já estivemos a testar o aplicativo oficial do portal, em breve partilharemos as nossas considerações.

[Jogos] Killzone Shadow fall atingiu o estado gold

Guerrila Games, desenvolvedora da série Killzone, divulgou hoje que Killzone Shadow Fall atingiu o estado gold e já foi enviado para as fábricas para ser produzido em massa. O estado gold é uma denominação utilizado para dizer que o desenvolvimento terminou e que neste caso, o jogo está pronto para as lojas.

Killzone Shadow Fall é o 6º jogo da série, tendo o 1º saído originalmente para a PS2, o 2º para a PSP, o 3º e 4º para a PS3 e o 5º saiu recentemente para a PSVita. O seu lançamento está previsto para o dia 15 de Novembro na América do Norte e no dia 29 do mesmo mês na Europa. Também foi revelado que a campanha deve durar cerca de 10 horas para a maioria dos jogadores e que terá servidores dedicados para o multiplayer.

Killzone-shadow-fall-ps4-wallpaper-in-hd

[Fonte]: IGN