Início Site Página 1232

Vale a pena comprar o “Relógio inteligente” da Samsung?

Galaxy Gear

As empresas de tecnologia decidiram expandir o seu “arsenal”. Já não vemos tantos investimentos em torno dos computadores comuns (sejam eles desktops ou laptops), o foco passou para os telemóveis inteligentes (smartphones) e, mais recentemente, os “dispositivos vestíveis“, categoria onde se enquadra o Google Glass e os relógios inteligentes.

Falando em relógios inteligentes, durante a semana passada tivemos todas as atenções viradas para o evento da Samsung, onde se anunciou o seu “Galaxy Gear”, a versão da Samsung de um relógio inteligente.

Em termos de hardware, o dispositivo impressiona:
  • Ecrã: 1.63 polegadas, Super AMOLED, com resolução de 320 x 320
  • Processador: 800MHz
  • Memória RAM: 512MB
  • Armazenamento: 4GB
  • Camera: 1.9 Megapixel
  • Áudio: 2 microfones e 1 altifalante
  • Conectividade: Bluetooth 4.0
  • Sensores: Acelerómetro e giroscópio
  • Bateria: 315 mAh , duração de aproximadamente 1 dia.

Com essas caracterisiticas, num relógio, vale a pena, não?!

Avancemos agora para o Software:

Este “relógio” será compatível apenas com os dispositivos de topo da Samsung, e quando falamos de topo, estamos a nos referir ao Galaxy note 3 e ao Galaxy tab 10.1 Versão 2014, que ainda não estão disponíveis no mercado. Outros dispositivos que poderão ter a compatibilidade com o relógio, desde que tenham a versão 4.3 do sistema operativo Android.

A Samsung promete mais de 70 aplicativos para o dispositivo, por enquanto apenas 12 foram exibidos.

Preço:

Aqui temos o calcanhar de Aquiles do “Galaxy gear”, 299 USD. Sim, esse dispositivo é mais caro do que alguns smartphones.

Agora vamos aos prós e contras:
  • Poder fazer chamadas e se conectar ao S-Voice(assistente de voz da Samsung), sem precisar de tirar o smartphone do bolso. Muito bom.
  • Tirar fotos discretamente com o relógio. Pode ser útil… perguntem ao James Bond.

Mas, um relógio com uma bateria que dura apenas 25 horas, que depende de um smartphone para funcionar e que custa tão caro… pontos negativos.

Agora posso repetir a pergunta do título: Vale a pena comprar o “Relógio inteligente” da Samsung?

[Jogos] FFATM: Torneio de CoD: Bops2 adiado para dia 13

O torneio FFATM organizado pela ADV em conjunto com o clan MOD , tinha o seu inicio marcado para o dia 7 de Setembro (sábado passado), mas embora as inscrições já tenham terminado o torneio não se iniciou na data prevista. A esmagadora maioria de 40 jogadores pediu a organização do torneio  que o início do mesmo fosse adiado para dia 13 de Setembro (próxima sexta feira).

A alteração do seu início não foi a única que este torneio teve. Para além da data em que os tiros vão começar a serem disparados as regras também foram alteradas. Embora em apenas em dois “pequenos” detalhes , que mudam consideravelmente o torneio. Enquanto antes apenas o melhor de cada grupo é que seguia em frente agora os 5 melhores de cada grupo seguem em frente para a fase seguinte. Esta alteração é sem duvida benéfica para o torneio pois o torna mais atractivo. Passando 5 jogadores em cada grupo os jogadores que tenham o azar de calhar no mesmo grupo que os principais candidatos ao título têm bastante mais hipóteses de chegar mais longe e portanto terem uma experiência bastante mais agradável.

grelha

Para além disso, um jogador de topo que tenha uma má noite terá mais hipóteses de conseguir se redimir de uma má prestação. No entanto esta alteração teria sido negativa caso o número limite de vidas não tivesse sido retirado visto que se os jogadores fossem indo sendo eliminados a medida que as suas vidas acabavam os jogadores que evitassem o combate seriam premiados. Visto que agora o jogo só acaba quando alguém consegue atingir os 50 pontos vamos ter rondas cheias de acção com os jogadores a tentarem matar o máximo que conseguirem no curto espaço de tempo que deverá demorar para uns dos jogadores conseguir os 50 pontos.
header
Não se pode deixar de  louvar a capacidade da organização de melhorar as regras do torneio mas não se pode ignorar o facto dessas regras terem sido alteradas já depois das inscrições terem fechado deixar um sabor meio amargo na boca e uma sensação de desconforto a todos que se inscreveram e aos que não se inscreveram também .

Conheça o primeiro Angolano a atingir a certificação máxima em Redes

Há alguns meses o Nataniel publicou uma matéria sobre o 2º Angolano a conseguir chegar ao nível mais elevado de Certificação Cisco na área de Internet, denominado CCIE (Cisco Certified Internetwork Expert), mas esses dias foi esclarecido que de Nacionalidade Angolana só há 1 CCIE(#24263), e chama-se Jeriel Pedro Atienza.

Jeriel
CCIE #24263

Contactei o Jeriel e pedi que concedesse uma entrevista para o Blog, mas depois fiquei a saber que ele já tinha dado uma entrevista do género ao jornal “O País”, para evitar repetições e com a devida autorização do Jeriel, deixo aqui alguns trechos dessa entrevista que mostra a processo de formação do único CCIE Angolano.

Parabenização feita pela própria CISCO…

[ Para melhor entendimento fica assim definido: OP(jornal “O País”) e JA(Jeriel Atienza)]

[OP]: Ficamos a saber que foi distinguido com um prémio internacional. Diga que prémio é este e qual é a razão da distinção?

[JA]:Primeiramente, fizemos um desafio na Internet , em Julho de 2008, entre internautas no ramo da Cisco, na área dos expert’s, um desafio muito longo que durou mais ou menos mês e meio. Depois deste período, recebi, num dia destes, por volta das 4h00 da manhã, um email dizendo que eu tinha sido o campeão, entre os participantes de 50 países. Fui o primeiro aluno que internacionalmente conseguiu vencer esse desafio denominado “Internet work expert”. Em Março de 2009 estive em Londres onde durante duas semanas fui submetido a um treinamento intensivo e mais tarde fui a São José da Califórnia (EUA), onde, num só dia, efectuei o exame final em Cisco Certified Internet Expert (CCIE).

[OP]: O que é a Cisco e que valência tem na vida prática?

[JA]: A Cisco é como a multinacional Microsoft. Enquanto a Microsoft trabalha em sistemas operativos, com servidores, a Cisco trabalha direccionada para a Internet para empresas de grandes dimensões, é um mercado livre em termos de redes, no qual empresas como a Angola Telecom, a Mercury , só para citar estas, trabalham com um sistema da Cisco. Por isso, há toda a necessidade de haver esse tipo de certificado a nível mundial.

[OP]: Esses cursos foram feitos por correspondência?

[JA]: Exactamente. São daqueles cursos em que você estuda em casa e marca o exame on-line. Esse exame tem um código e se aprovares eles depois mandam-te a documentação. Todo esse processo, desde a inscrição, cursos, exames, até chegar à fase da outorga, quanto tempo consumiu? Foram cinco anos de estudos permanentes.

[OP]: Foi sempre seu sonho estar ligado a esta actividade?

[JA]: Sim, foi sempre meu sonho, desde criança. Comecei na programação de computadores, depois ingressei para a Net Work.

Para ler o resto da entrevista é só clicar aqui!

E o Jeriel agradece ao Brian Dennis, Scott Morris, Brian Mcgahan, Petr Lapukhov, Anthony Sequeira, grandes CCIEs e que o ajudaram a conseguir atingir o nível mais alto em termos de redes.

E para quem julgava que a caminhada para o jovem de 22 anos parava por aqui, enganou-se tremendamente, porque ele já está a preparar a sua segunda certificação como Expert e mais lá para Setembro teremos novidades sobre isso.

Só tenho de agradecer ao Jeriel por ter concedido esse tempo ao NH e desejar boa sorte para os projectos futuros e que venham outros CCIEs…

[Fontes]: || ||

[Vídeo] LG inova na promoção da TV Ultra HD

Já aqui falamos da Televisão de 84 polegadas da LG, mas não havia como deixar de partilhar essa propaganda em forma de “pegadinha” (como diriam os nossos compadres do Brasil…) onde os candidatos a um emprego tiveram uma perfeita simulação do fim do mundo. Só vendo para crer…

Já agora, o que faria nessa situação do vídeo?

[Entrevista] Arcanjo Wacunzo, o estudante Angolano que surpreendeu a Inglaterra…

Arcanjo

Durante o mês passado, uma notícia mereceu destaque em alguns dos serviços de informação de Angola. Essa notícia relatava os feitos de um jovem estudante Angolano de 22 anos, actualmente a  seguir o curso de Engenharia de Petróleo na London South Bank University, na Inglaterra, onde conquistou o prémio denominado “Excellence in Education Awards/2013”. O seu nome é Arcanjo Wacunzo e como havíamos prometido, convidamos o jovem para uma pequena conversa

1. MenosFios: Como é habitual, reservamos a primeira questão para a apresentação.

Arcanjo Wacunzo (AW): Prazer, Arcanjo Malo Wacunzo, nascido ao 3 de julho de 1991 em Angola província do Huambo. Actualmente residente Londres/Luanda estudante do terceiro ano de engenharia de Petróleo.

2. MF:  Pelo que vimos está inserido activamente em vários grupos na sua Universidade. Como consegue conciliar isso, com a investigação cientifica?

Arcanjo Wacunzo (AW): Não é fácil conciliar tudo até porque eu pretendo reduzir um pouco este ano o número de actividades em que participo porque o último ano tem 80% de todo curso e eu quero ter o maior aproveitamento possível para garantir um diploma de “first class” ( acima de 70%). Até agora eu aproveitei envolver-me bastante em tudo que podia pois podia arriscar visto que o 1º ano não conta em percentagem para o curso e o segundo ano só vale 20% logo tendo tido um aproveitamento bom e com os prémios extra mostram que fiz uma boa escolha.

3.MF: O nível de conhecimentos obtidos no ensino médio em Angola, foram suficientes para dar os primeiros passos em termos académicos na Inglaterra?

Arcanjo Wacunzo (AW): Sim, principalmente o facto de eu ter estado já na universidade Agostinho Neto ( Faculdade de ciências ) evitou com que ficasse 1 ano a fazer ano zero visto que o nosso ensino médio é considerado ensino secundário e todos que saem de Angola com apenas o ensino médio devem fazer o foundation ( espécie de ano zero ) , eu já não fiz porque levei uma declaração com notas do primeiro ano de química em conjunto com o diploma do IMIL.

4.MF: Quais são as principais diferenças nos métodos de investigação cientifica em Angola e Inglaterra.

Arcanjo Wacunzo (AW): Existe mais material disponível para estudantes na Inglaterra do que em Angola, por exemplo a biblioteca das instituições em Angola normalmente é apenas uma sala, enquanto que na Inglaterra há um edifício muito grande só para a biblioteca. Mais, os professores estão disponíveis a tirar dúvidas sempre, tanto pessoalmente como via e-mail. Eu acho que nós estudantes angolanos somos muito bons pois conseguimos dar conta das coisas mesmo com pouco incentivo e material. os estudantes de PHD que normalmente devem criar mesmo algo novo são os mais investigam, mas mesmo na Inglaterra contam-se aos dedos alunos a fazerem PHD penso que quando aumentarem laboratórios em Angola e melhoria no apoio ao aluno poderemos também ter bons números de estudantes a fazerem PHD.

5. MF: Fale sobre o prémio recebido, quão importante ele é?

Arcanjo Wacunzo (AW): O prémio é excelência em educação e a categoria foi aluno representante de curso. Para mim a maior relevância deste troféu está no facto de eu ser angolano e a universidade ser Inglesa, possa parecer um pouco modesto mas eu penso que ainda fiz pouco para receber prémios mas prefiro olhar a isto numa angulo diferente. Prefiro pensar que através deste prémio os meus irmãos angolanos sejam vistos de uma outra forma e por outro poderá dar incentivo a outros jovens angolanos. Mas contudo qualquer distinção é mesmo sempre relevante porque motiva.

6. MF: Qual foi o seu percurso para chegar até o prémio, trabalhos apresentados, feiras… ?

Arcanjo Wacunzo (AW): O primeiro requisito para o prémio era o facto de que deveria ser entregue só a aqueles concorrerentes que para além de serem estudantes são também os líderes do curso uma espécie de delegados. Outros requisitos também como participar de reuniões semestral com os directores da faculdade e elaborar relatórios sobre elas e fazer entregar a organização, deveria também participar em todas campanhas temáticas realizadas pela união dos estudantes e existem mais outros. Eu penso que a ideia deste prémio era espelhar a capacidade que aluno tem de ser multifacético e líder pois faz-se tudo sobre pressão. Eu fiz mesmo, cumpri com todos os requisitos e o resultado disto foi inevitável tornar-me popular no campus universitário porque fiquei conhecido em toda universidade.

7. MF: Conselhos para os jovens estudantes que procurem “excelência” nas suas áreas de ensino?

Arcanjo Wacunzo (AW): O meu conselho a todos jovens estudantes é que devem mesmo insistir no que fazem. Procurem evitar competir com os outros, a competição deve ser individual. O nosso ensino pode ser menosprezado mas eu garanto que os estudantes angolanos não são inferiores a nenhum outro estudante de um outro país, eu vivi em Angola e fora, posso afirmar isto principalmente alunos de escolas públicas angolanas. Outro conselho, procurar ler livros diferentes do curso que faz e biografias sempre que houver tempo como em férias, usar a internet para ler revistas científicas e não só ir ao facebook. O país vai precisar de nós daqui a pouco. Obrigado.

___________________________________________________________

Agradecemos ao Arcanjo pela disponibilidade, esperamos que essa entrevista sirva de inspiração para estudantes espalhados pelo mundo.

[Angop] Especialista enaltece estratégia nacional de ciência e tecnologia

Tech AngolaEm notícia divulgada pela Angop, o engenheiro informático Alberto Montenegro de Carvalho considerou que “ao contrário de outros países de África que se encontram ainda em fase de diagnóstico, podemos afirmar que Angola está muita avançada em matéria de ciência e tecnologia de informação”.

Segundo ele, é importante que as instituições de ensino superior de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico do país colaborem para que a sua implementação seja consistente.

Sobre a importância desta política detalhou que o Ministério da Ciência e Tecnologia solicitou em 2005, através das Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (CNUCED), uma avaliação das componentes do sector das tecnologias de informação, que incluiu uma análise detalhada do Plano Estratégico Nacional para ser desenvolvimento até 2025.

Alberto Montenegro de Carvalho acrescentou que esta estratégia traça um conjunto de objectivos que são consistentes com o programa do governo na área de CTI, visando a promoção para o desenvolvimento socio-económico e sustentável.

Fonte: [Angop]

Yahoo! muda o logotipo

Yahoo new logo

Em finais de Julho a Yahoo! anunciou ao mundo que iria mudar o seu logótipo e durante o ultimo mês foi mudando de logótipo todos os dias na sua página oficial. Hoje a empresa decidiu apresentar o seu logótipo definitivo.

Não houve uma grande variação entre este e o anterior, apenas uma mudança de fonte e uma aparência mais clean. Interessante é que esta decisão foi tomada com a opinião dos trabalhadores da Yahoo! em que cerca de 87% foram a favor da mudança e a mesma foi levada a cabo por uma equipa de designers da própria empresa.

Via: [Yahoo!]

[Jogos] Xbox One será lançada dia 22 de Novembro

Xbox_One

Algum tempo depois da Sony anunciar o lançamento da sua consola para o dia 15 de Novembro, a Microsoft divulga a data de lançamento da sua Xbox One, e o dia escolhido foi 22 de Novembro.

Leia também:
[Jogos] PlayStation 4 sai 15 de Novembro nos EUA e dia 29 na Europa
[Jogos] Xbox One: Data de lançamento e preço anunciados
[Jogos] Playstation 4 custará $399
[Jogos] PS4 também terá comandos de voz

O lançamento mundial está marcado para os seguintes países: Austrália, Áustria, Canadá, França, Alemanha, Irlanda, Itália, México, Nova Zelândia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Não há datas para os outros países mas deverá ser algo apenas para 2014. Nós por cá em Angola deveremos receber mais ou menos um mês depois da data de lançamento na Europa via importação como sempre. Já agora, já decidiram se irão comprar a PS4 ou a Xbox One?

Via: [News Xbox

Android 4.4 “Kit Kat”, uma rara parceria entre a Google e a Nestlé

Android 4.4

Não deve ser novidade para ninguém que a Google decidiu dar nomes exóticos para as versões do seu Sistema Operativo móvel, Android. Desde a versão 1.5 esses nomes são de sobremesas ou bolos famosos em terras de Obama (entenda-se EUA).

Não conhece as versões do Android? Aqui vai uma lista:

  • 1.5: Cupcake
  • 1.6: Donut
  • 2.0 – 2.1: Eclair
  • 2.2: FroYo
  • 2.3: Gingerbread
  • 3.0 – 3.2: Honeycomb
  • 4.0: Ice Cream Sandwich
  • 4.1 – 4.2 – 4.3: Jelly Bean

Para continuar a sequencia alfabética, a Google decidiu ter uma “conversa” com a famosa empresa do ramo alimentício, a Nestlé… para assim haver uma parceria para que a Google usasse o nome “Kit Kat” para o Android 4.4.

A partir de agora fique atento, pois uma campanha de marketing entre a Google e a Hershey, empresa que fabrica a barra de chocolate KitKat, começou e cerca de 19 países receberão mais de 50 milhões de barras de chocolate, onde o desenho da embalagem terá o robot do Android a morder uma barra de chocolate. Os sortudos que encontrarem essas barras de chocolate, terão a chance de ganhar um tablet  Nexus 7 ou créditos para serem utilizados no Google Play.

Por enquanto não foram anunciadas as novidades técnicas dessa nova versão do Android, mas é quase certo que ela será apresentada oficialmente em Outubro.

É  a Google a circular em todos os sectores… por que isso não me surpreende?

[Via]: The Verge

[Jogos] Microsoft volta a mudar algo na Xbox One

XboxIsto não é o caso de “vai virar moda”, porque acredito que virou mesmo moda a Xbox mudar sempre algo na sua consola desde a versão inicial apresentada. Mas ao que parece esta foi a última mudança que a Xbox fez, pois a consola já entrou na linha de produção.

Esta informação foi fornecida por Yusef Mehdi, o chefe de marketing da Xbox, que divulgou que a Xbox sofreu uma melhoria a nível de hardware antes de entrar em produção. Esta melhoria foi no CPU que aumentou a sua performance de 1,6GHz para 1,75GHz.

A Xbox One recebeu algumas criticas por parte do seu público na sua apresentação que consideravam a PS4 superior a nível de processamento e harware. Desde o anúncio que a Microsoft tem tentado melhorar alguns aspectos da mesma para conseguir ter a melhor consola do mercado. Mas ao que parece que esta foi a mudança definitiva já que já entrou em produção com data de lançamento provável também para Setembro.

Via: [Geekwire]