Morreu Robert Taylor, um dos pioneiros da Internet

0
2065

Hoje em dia de certeza que muitos consideramos a Internet como umas melhores inovações já criadas, e de certeza que teve pessoas que trabalharam para isso hoje fosse mais do que uma realidade, uma dessas pessoas é o cientista Robert Taylor que acabou por falecer há alguns dias

Robert Taylor, pioneiro em informática e Internet, morreu na sua casa aos 85 anos com uma doença prolongada denominada Parkinson. O cientista desempenhou papéis vitais na criação da Internet, computador pessoal e do mouse, e outras inovações.

Enquanto muitas pessoas desempenharam um papel na construção da Internet, poucas contribuições feitas como Taylor. Como pesquisador da Agência de Projectos de Pesquisa Avançada do Pentágono em 1966, o cientista ficou frustrado por ter que usar três terminais separados para se comunicar com pesquisadores através de sistemas de computador incompatíveis.

Para dar solução ao problema, criou a Arpanet, uma rede de computadores única para ligar cada projecto com os outros que iria evoluir para o que hoje conhecemos como a Internet. Taylor previu correctamente que a rede um dia se tornaria uma utilidade eficiente e necessária para o público.

O mesmo desempenhou ainda um papel fundamental na criação do mouse de computador. Enquanto servia como um gerente de projecto para a NASA em 1961,  soube da pesquisa sobre a interação entre seres humanos e computadores sendo conduzidos pelo cientista de computador Douglas Engelbart no Stanford Research Institute. É importante ainda salientar que, Taylor dirigiu mais fundos para a pesquisa, levando à criação do mouse de computador, que se tornou um elemento chave de computadores Macintosh e Microsoft Windows.

No ano de 1999, Taylor foi premiado com a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação “para liderança visionária no desenvolvimento da moderna tecnologia de computação, incluindo redes de computadores, computador pessoal e interface gráfica de usuário”.

Em 2004, ele e outros pesquisadores do PARC receberam o Prêmio Draper da Academia Nacional de Engenharia pelo desenvolvimento dos “primeiros computadores pessoais em rede práticos”. Em 1996 o mesmo aposentou-se.

Deste modo, a equipe do Menos Fios só tem que agradecer a esse grandioso Mestre pelas suas contribuições em prol da ciência que hoje muitos de nos beneficiamos. Descanse em Paz Robert Taylor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui