Stutern é a plataforma que pretende resolver o problema do desemprego juvenil em África

770

O desemprego juvenil é um dos problemas que o continente Africano enfrenta. Tomemos, por exemplo as duas das maiores economias do continente, a Nigéria e a África do Sul, ambas com taxas de desemprego juvenil bem superiores a 30%.

E pelo que tudo indica, parece não haver uma solução clara ou promissora a curto e médio prazo por parte dos governos africanos. Juntamente com economias com baixo desempenho, nos casos do Sul e da Nigéria, o problema do desemprego juvenil deve ser uma prioridade.

Criadores da plataforma Stutern.com

Com a perspectiva de dar solução a este problema, um grupo de jovens decidiu criar um site de listagem para estágios e empregos de nível de entrada e isso evoluiu nos últimos 29 meses para ser o maior mercado para estudantes e recém-licenciados na Nigéria “, explicou Taiwo Ayanleye Co-Fundador da Stutern.com, que agora estão olhar o problema de um jeito diferente, procurando agora resolver o problema do desemprego juvenil em África.

Actualmente na plataforma, tem candidatos de outros países africanos como Gana, Quénia e a República do Benin. A ideia é procurar expandir-se ainda mais através para além da África do Sul, já que o problema do desemprego juvenil afecta a maioria dos países do continente.

Os criadores da Stutern.com acreditam que, com a sua plataforma, eles encontraram uma chave para a solução do desemprego juvenil em África. Stutern.com trabalha com as instituições académicas e as empresas para oferecer oportunidades de trabalho e aprendizagem para estudantes e recém-licenciados.

Como funciona a plataforma?

Os estudantes e recém-licenciados vão para Stutern.com e se inscrevem. Uma vez que eles criaram o seu perfil, ele podem então candidatar-se a empregos ao fazer cursos para melhorar as habilidades relacionadas ao trabalho.

Para as empresas, podem pesquisar e seleccionar os candidatos (com base em habilidades e qualificações) os candidatos que foram examinados ou podem postar os cargos e os requisitos para os quais desejam contratar estudantes e graduados. Posteriormente, os candidatos seleccionados são ainda prescritos para entrevistas pelos empregadores.

Segundo a equipa criadora da plataforma, o objectivo final é moldar o futuro de África através das oportunidades que são oferecidas para a população jovem a partir de Nigéria, ajudando os graduados a lançar suas carreiras em seus campos escolhidos e se espalhando para outros países africanos.

Será uma boa oportunidade essa plataforma?