Tek MenosFios: Raio-X ao Microsoft Office (Episódio 08)

609

O OneNote é um aplicativo de anotações, que tem dentro de si inúmeras funcionalidades e é muito fácil de usar, organizando tudo como se fosse um caderno de papel. Podes vincular notas a um documento original ou então marcar uma reunião no calendário do Outlook. É possível também criar uma anotação a partir de qualquer arquivo ou página web para dentro do OneNote. Se inserires imagens que contém caracteres ópticos, o OneNote tem a funcionalidade de reconhecer esse aspecto e transformar em texto, de uma forma automatica.

Com ele podes fazer gravações de aúdio e vídeo de reuniões, isso ao mesmo tempo, bem como notas sincronizadas com elas.

 

Fácil incorporação

O OneNote permite a integração de muitas informações; como vincular arquivos do Excel e Visio, permitindo visualizar ao vivo o conteúdo dessas anotações. Na versão mais recente do aplicativo as ferramentas de tabelas são muito melhores do que as versões anteriores, permitindo transformar uma tabela em uma planilha incorporada ao Excel.

O botão Touch é mais uma novidade no OneNote, que está presente em quase todos os programas do Office, exceto o Publisher e Acess, que contam com um botão Tela Cheia ao lado dos botões de minimizar e maximizar.

Em vez de apenas esconder a faixa de opções, a barra de status e o restante da interface do OneNote, de modo a que o usuário se concentre no documento, vem com um mini-menu que permite escolher entre esconder toda a faixa de opções ou mostrar somente as guias. Ao escolher uma dessas opções, a pequena seta na faixa de opções fica duplicada.

 

Uma exibição notável

Uma característica do OneNote é que esconde tudo, ficando somente a nota em destaque –opção muito válida para tablets- deixando apenas visível um botão para que todas as ferramentas sejam exibidas novamente.

De informar que alguns novos caminhos no OneNote podem ser um pouco irritantes, como por exemplo as opções Recortar, Enviar para OneNote e alguns atalhos para notações rápidas, que agora são combinadas em uma janela pop-up intrusiva, janela essa que as vezes se recusa a fechar corretamente.

É difícil mostrar aos novos usuários um recurso importante sem, ao mesmo tempo, irritar usuários experientes. Sobre as opções detalhadas apresentadas para que possas escolher onde diferentes informações devem ir quando inviares para o OneNote são muito bem-vindas, onde aconselhamos a definir individualmente pastas padrão e opções de e-mail, páginas da web e outras fontes.

 

Sincronização Inteligente

Para quem não sabe, o OneNote foi o primeiro aplicativo que permitiu sincronizar entre PC’s, para o OneDrive e para o aplicativo web do OneNote, além de smartphones. E agora essa funcionalidade chegou ao Windows RT.

Por exemplo, ao seleccionares um texto com seus dedos no aplicativo OneNote que esteja rodando no Windows RT em um tablet, vai surgir um menu radial –o uso do dedo, neste mesmo caso, equivale a mini-barra do Office que se esvanece quando seleccionas um texto com o mouse.

Podes sempre tocar para escolher uma cor de caneta e, no passo seguinte, deslizar para escolher o tom desejado. Toque para que possas alternar o tamanho da fonte e faça sua escolha.

De informar ainda que há um botão para desfazer alterações e outro para aplicar etiquetas, onde isso coloca os recursos mais utilizados do OneNote ao seu alcance, com o menu radial à direita da tela, ficando bem mais próximo ao polegar quando estiveres segurando na posição horizontal.

Com certeza todos os recursos que citamos acima ajudam o OneNote a ganhar maior destaque e obter o reconhecimento que finalmente merece.

Eis os episódios anteriores:

Episódio 01.

Episódio 02.

Episódio 03.

Episódio 04.

Episódio 05.

Episódio 06.

Episódio 07.

________________________________________________________________

Esse foi o episódio Tek MenosFios: Raio-X ao Microsoft Office dessa semana, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que queira ser um expert no Microsoft Office. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao Tek Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui