Tek MenosFios: Raio-X ao Microsoft Office (Episódio 09)

454

O Microsoft Acess é um programa que é mais útil para as instituições empresariais, por isso que ele não vem na versão Home do Office, mas continua tentando ser menos um banco de dados e mais uma ferramenta de desenvolvimento de aplicativos de bancos de dados. Nas últimas versões o Acesso continua com uma interface limpa e agradável, em relação aos outro aplicativos do Office, e onde com o mesmo podes criar aplicativos com uma modelagem e estrtutura de dados, isso com uma interface personalizada a ser utilizada pelos usuários.

Os aplicativos criados com o Acess podem ser para desktop e web apps, além de como listas do SharePoint.

 

Publisher

O Publisher é mais um outro programa que também não faz parte do pacote da versão Home do Office 2013, assim como o Acess. Ele possui as mesmas ferramentas para a inserção de imagens, como o Word e o PowerPoint (mas sem vídeos, mesmo que estejas criando uma publicação para web) e os mesmos painéis de tarefas e ferramentas de formatação, e claro, os benefícios de uma nova interface.

Uma outra característica dele é que dispõe do Modo Toque, que para muitos utilizadores é muito útil para a averificação de publicações do que verdadeiramente para ajudar a criá-las.

 

Imagens consistentes

Substituir e trocar as imagens está agora mais fácil do que nas versões anteriores. Por exemplo, ao adicionar uma imagem ao Publisher, ela agora é colocada dentro de colunas na área de rascunho (scratch area), em vez de ficar atirada na página. Ao arrastar uma imagem da área de rascunho, ou mesmo de qualquer outro lugar, para dentro do layout da página, é criada uma borda rosa temporária e que identifica a sua inserção.

Se queres utilizar toda a imagem como plano de fundo da página, é só clicar com o botão direito do mouse e escolhe “Aplicar Ao Plano de Fundo“.

Uma outra ferramenta que está muito melhor é a “Impressão de Fotos“, que permite salvar cada uma das páginas do documento como uma imagem JPEG, o que pode ser muito ideal quando a publicação é um book de fotos que precoisa ser enviado para impressão, visto que agora já não é preciso fornecer o arquivo original.

 

O poder da publicação

Sobre o conjunto de guias para alinhamento que suportavam estilos alternativos do OpenType e “elementos construtivos” para objectos comuns, como banners, calendários, anúncios e outros, achamos que não houve grandes mudanças. As versões anteriores já tinham essas características e não houve muitas implementações novas, mas mesmo assim achamos que é um poderoso pacote de Deskotp Publishing fácil de usar.

Eis os episódios anteriores:

Episódio 01.

Episódio 02.

Episódio 03.

Episódio 04.

Episódio 05.

Episódio 06.

Episódio 07.

Episódio 08.

________________________________________________________________

Esse foi o episódio Tek MenosFios: Raio-X ao Microsoft Office dessa semana, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que queira ser um expert no Microsoft Office. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao Tek Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui