Tek MenosFios: Raio-X ao iPhone (Episódio 11)

850

1 AJUSTES DO ICLOUD

Se ainda não ativaste o iClou ao configurar o seu iPhone, toque em “Ajuste> iCloud” e podes configurar agora, onde não deves esquecer de quais serviços desejas usar. Por exemplo, seleciona “Contactos” para sincronizar a sua lista de contactos, que automaticamente ficará visível para todos os seus dispositivos iOS.

 

2 DOCUMENTOS/DADOS

Seleciona “Documentos/Dados” e vais habilitar as opções que permitem os aplicativos usarem o iCloud para armazenar documentos e outros dados, como jogos salvos, recordes etc. Um conselho que deixamos é desabilitar a opção “Usar Dados Celulares“, para que os dados sejam somentes salvos quando estiveres a utilizar Wi-Fi.

 

3 ARMAZENAMENTO E BACKUP

Para que possas habilitar a função de backup do seu iCloud, clica em “Ajustes > iCloud” e toca na opção “Armazenamento e Backup“, e na tela seguinte seleciona “Backup do iCloud“. Depois de fizeres isso, o backup no iTunes será desligado e seus dados passarão a ser salvos nos servidores da Apple. Caso queiras, clica em “Efectuar Backup Agora“.

 

4 PRECISA DE MAIS ESPAÇO?

A tela “Armazenamento e Backup” vai mostrar o quanto de espaço os seus dispositivos estão usando, e onde precisares de mais espaço é só clicar em “Comprar Mais Espaço“. Actualmente tem opções de 20 GB, 200 GB, 500 GB e 1 TB, todos com custos mensais.

 

5 OTIMIZE PRIMEIRO

Mas antes de decidires comprar mais espaço, a redacção da MenosFios recomenda otimizar os seus backups, onde é claro, não precisas fazer backup de grandes itens que não precisas. Os aplicativos com arquivos salvos no iCloud são listados na tela “Armazenamento e Backup“. É só clicar nele para ver a lista dos arquivos salvos, e onde para excluir, toque em “Editar” e faça a sua escolha.

 

6 ESPECIFIQUE OS BACKUPS

De modo a economizar espaço e parar de fazer backup de arquivos que não precisas, podes activar somente o backup de cada aplicativo, isto é, ligando e desligando os interruptores respectivos. Toque em “Mostrar Todos os Aplic” para que possas visualizar os aplicativos menores. Um conselho: não esqueças que os aplicativos do iPhone armazenam dados de usuário internamente.

 

7 OUTROS APARELHOS

Se tens outros dispositivos iOS, infelizmente não terás acesso a eles na foto acima, mas podes visualizar quando foi o último backup e quanto ele usa de espaço no iCloud. Se quiseres, também nessa tela, pode apagar o backup do dispositivo, mas aconselhamos a pensar com cuidado antes de fazer a exclusão.

 

8 BACKUP DE APLICATIVOS

Por exemplo, se estiveres ao utilizar o iMovie ou um outro aplicativo do iWorks da Apple, como Pages, Numbers e Keynote, e ativá-los para backup no iCloud, informar que os documentos serão salvos e sincronizados em todos os seus dispositivos iOS e computadores conectados ao serviço, bem como no endereço www.icloud.com.

 

SINCRONIZANDO ABAS DO SAFARI

Se estás a utilizar o Safari no iOS e no Mac, podes sempre sincronizar quaisquer abas abertas do navegador em todos os seus dispositivos e computadores, é claro, desde que estejam conectados à internet e inscritos no iCloud. Por exemplo, no Safari e no seu iPhone, clica no ícone de nuvem no canto superior direito e visualize uma lista de abasd que estão abertas em outros dispositivos.

 

Eis os episódios anteriores:

Episódio 01.

Episódio 02.

Episódio 03.

Episódio 04.

Episódio 05.

Episódio 06.

Episódio 07.

Episódio 08.

Episódio 09.

Episódio 10.

_______________________________________________________________

Esse foi o episódio Tek MenosFios: Raio-X ao iPhone dessa semana, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que tenha um iPhone. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao Tek Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui