Início Site Página 346

Inclusão Tecnológica da Mulher é destaque na 3ª edição da semana da mulher na tecnologia

Decorreu recentemente a 3ª edição da semana da mulher na tecnologia, no Lubango, província da Huíla, onde esteve em debate temas ligados a ciência e tecnologia como estratégia de desenvolvimento da mulher, estratégia de Inclusão Tecnológica da Mulher, o papel da tecnologia na comunicação social, a importância da Segurança da Informação, o impacto da representatividade de soluções tecnológicas, as oportunidades para as mulheres na tecnologia.

Uma exposição de quadros de arte que retrata a vida da mulher urbana e rural foi um outro ponto alto do evento, que visou criar espaço para o fortalecimento por meio da desmistificação no ramo da ciência e tecnologia, bem como a partilha de informações e conhecimentos relativos às lutas da salvaguarda de direitos específicos dessa franja da sociedade.

MAIS: Mulheres incentivadas a apostar nas tecnologias de informação

Esteve presente mais de 30 quadros diversos de autores locais que colocaram em feira, a mulher zungueira, a do campo adaptada as Tic´s, dentre outras valências que, de forma direta ou indireta, contribui para o crescimento económico e social do país.

Segundo Wínia Agostinho, diretora da Mediateca do Lubango, a feira teve ainda o impacto de despertar o interesse das mulheres pelas tecnologias, inovação social, empreendedorismo sociocultural e o princípio de partilha de conhecimentos.

Sublinhou que um dos objetivos do evento é também elevar as mediatecas ao mais alto nível em projetos de inclusão social, plural e aberto às comunidades.

AirPods deverão ganhar recursos de saúde auditiva

Os AirPods do futuro podem servir para muito mais do que ouvir música, realizar chamadas e cancelar ruído, com o jornalista Mark Gurman da Bloomberg a adiantar que os fones sem fios poderão ser usados para melhorar a audição.

Como conta Gurman na mais recente edição da sua ‘newsletter’, daqui a “um ou dois anos”, a Apple poderá integrar nos AirPods algumas funcionalidades relacionadas com saúde. Entre elas deverá estar “a capacidade de obter algum tipo de dados de audição”, o que indica que a Apple poderá estar a averiguar uma forma de melhorar a qualidade de vida dos utilizadores dos fones sem fios.

MAIS: Airpods falsificados não funcionarão no iOS 16

A hipótese de a Apple integrar nos AirPods algumas funcionalidades relacionadas com saúde e bem-estar não é propriamente uma surpresa, sobretudo tendo em conta o trabalho que a empresa tem feito como Apple Watch neste segmento.

Angola e Japão assinam acordos do sector espacial

Angola e Japão assinaram um acordo no domínio espacial que vai enviar vários jovens angolanos aquele país asiático, para a formação especializada em engenharia aeroespacial.

A assinatura da carta de intenção de cooperação foi rubricada pelo diretor-geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Zolana João, na presença do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

Para o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, que esteve também presente na assinatura do acordo, os dois países já estão a trabalhar juntos no que diz respeito à formação, através da Universidade do Japão, onde o ato representa o cumprimento formal de todo um trabalho realizado entre as partes.

Angola tem um programa espacial, e tendo em conta o desenvolvimento que o Japão tem nessa indústria, vamos com eles trabalhar, sobretudo, na perspetiva da formação dos nossos quadros, de colher as suas experiências na indústria espacial“, disse.

MAIS: Tecnologia espacial vai minimizar efeitos da seca no sul do país

O dirigente salientou ainda que o objetivo é colher todas as experiências japonesas no campo da ciência espacial. Questionado sobre o tempo de duração dos acordos, dos cursos de formação e o número abrangido pela medida, o ministro esclareceu não existir nem prazos, nem limites na implementação assim como na abrangência.

O que vai acontecer, segundo explicou o governante, é serem formados quadros à medida das necessidades do país e do desenvolvimento do programa espacial.

O ministro disse, ainda, que a opção pelo Japão não é nova, sendo apenas parte do plano de formação dos quadros ligados ao Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional junto das melhores escolas, razão pela qual além do Japão, tem-se estado a formar, também, técnicos na Rússia e na França, por exemplo.

[Moçambique] Rádio Moçambique vai apostar na digitalização

A Rádio Moçambique (RM) defende a digitalização e modernização da sua estação emissora com vista a adequar-se à realidade atual.

Falando nas XIV jornadas de Radiodifusão, por ocasião do 47. Aniversário desta estação emissora, o Presidente do Conselho de Administração, Abdul Nagubo, explicou que a digitalização vai contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de radiodifusãoereiterou o compromisso de contribuir para o desenvolvimento social do país, através de programas em línguas nacionais.

Entretanto, apesar de ser uma realidade, há que ter em conta as barreiras que os países em desenvolvimento como Moçambique enfrentam para a materialização deste processo, tal como refere o palestrante e colaborador da RM, Luís Taiado.

MAIS: [Moçambique] ICS desafiado a modernizar tecnologicamente rádios e TV comunitárias

Taido afirmou existirem limitações financeiras, pois a transmissão digital acarreta custos para a sua concretização, produção, distribuição, aquisição de equipamentos técnicos e outros.

Existem, de igual modo, as barreiras políticas, visto que cada país tem a sua realidade e prioridades e, por ser um processo novo, há ainda muito desconhecimento do impacto na sociedade.

Por seu turno, o linguista Antonio Ndapassoa destacou, na sua intervenção, a importância de se criarem políticas públicas de digitalização para permitir atuar na seleção e criação de condições para o uso das línguas locais moçambicanas em todos os conteúdos públicos, incluindo no ciberespaço.

“A ausência das línguas nacionais nas plataformas digitais tem consequências, como a possibilidade de os seus falantes se excluírem de participar”, disse.

Governador defende necessidade de transformar Uíge numa zona digital

O Governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, defendeu a necessidade de se transformar a região numa zona digital, tendo em conta os desafios do desenvolvimento no mundo tecnológico.

José da Rocha que falava no ato de lançamento do Plano de Formação da Juventude e a realização da primeira edição da Maratona Provincial de Programação, com a iniciativa do Instituto de Telecomunicações (ITEL), a Rede de Mediatecas de Angola e do Centro Tecnológico do Uíge, sublinhou que o seu desejo do Governo do Uíge tornar a região cada vez mais digital.

No seu discurso, o governante sublinhou as valências do Centro Tecnológico do Uíge, que tem sido como uma das apostas do governo local para transformar a província numa região digital.

MAIS: Escolas do Uíge recebem laboratório virtual para simulação de aulas

Destacou ainda a necessidade de os jovens serem autónomos e adquirirem cada vez mais conhecimentos, sobretudo na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e terem capacidade para produzir uma série de serviços.
O conhecimento do saber é que nos liberta e que nos traz os sonhos. É isso que queremos para a nossa juventude”, disse José Carvalho da Rocha.
Quem também esteve no ato de lançamento foi diretor do Instituto de Telecomunicações (ITEL), Claúdio Gonçalves, frisando que o Plano de Formação da Juventude é um programa do Executivo que visa levar gratuitamente a formação técnica e tecnológica de qualidade para os jovens.
Por fim, disse ainda que o programa permite a iniciação e o aperfeiçoamento dos conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos, para que os jovens atuem em empresas públicas e possam criar os seus negócios.

[Vídeo] Confira as principais notícias tecnológicas que marcaram a última semana #55

Hoje é 13 de Março, segunda-feira, mais um dia da secção “As Melhores da Semana”, com Sued de Oliveira, o espaço da redação da MenosFios que mostra os artigos mais clicados e comentados pelos nossos seguidores em todas as nossas plataformas.

Na última semana voltamos a ter vários artigos em destaque nos nossos leitores, onde a notícia dando conta que as operadoras de telecomunicações já estão a migrar serviços para o Angosat-2 recebeu um grande engajamento dos seguidores.

Uma outra notícia que mereceu grande destaque na semana que terminou foi a informação que Angola vai contar com um satélite de Observação da Terra, pelo que definitivamente deveria estar no nosso Top 5.

Mas não paramos por aí, onde para veres o Top 5 completo a partir do nosso canal do YouTube é só clicares em aqui. E não claro, não esqueças que na próxima segunda-feira temos mais um “As Melhores da Semana”.

Consultório Menos Fios. Recuperar ficheiros apagados com Winfrgui

É uma situação pela qual já todos passámos: apagar um ficheiro por engano ou, mais tarde, chegarmos à conclusão de que, afinal, precisávamos mesmo daquela fotografia, PDF ou folha de cálculo. Aqui, entra em ação o WinfrGUI, um programa gratuito que nos vai ajudar a partir em busca dos ficheiros perdidos.

Quando nos apercebemos de que apagámos, sem querer, um ficheiro importante, a reação mais óbvia é ver se ainda está na ‘Reciclagem’ do Windows – se não, o melhor é começar a pensar num programa de recuperação de ficheiros. Contudo, muitas destas ferramentas (gratuitas) que existem, colocam um limite à quantidade de dados ou ficheiros recentemente apagados que podemos recuperar: para mais, só comprando a aplicação.

O WinfrGUI não sofre deste mal e permite recuperar fotografias, vídeos e documentos de forma ilimitada, tanto de discos do PC, como de unidades externas ou pens USB – é, por isso, a nossa escolha para este guia de “busca e salvamento”.

  • Faça o download do WinfrGUI no site winfr.org – basta clicar no botão verde que está na página de entrada do site. Instale o programa (não está disponível em português, por isso, no idioma, escolhemos o inglês); quando clicar em ‘Finish’, na última janela deste processo, abre-se uma página do browser que confirma que a instalação foi feita com sucesso e o programa inicia-se
  • Na janela principal do programa, selecione a unidade ou partição na qual quer procurar por ficheiros apagados – escolhemos o disco rígido principal (‘C:Acer’). Agora, em baixo, tem de clicar na pasta azul que está no campo ‘Save to / Please choose’ para determinar onde vai gravar os ficheiros restaurados: temos de escolher um local diferente da partição onde fazemos a busca. Decidimos criar uma pasta numa pen (‘D: DT Ultimate’) a que demos o nome de ‘Ficheiros Recuperados WinfrGUI’. Para concluir este passo, clique em ‘OK’.

  • No menu ‘Scanning mode’ escolhemos o tipo de análise que o WinfrGUI faz ao disco: para unidades formatadas em NTFS, temos o ‘Quick Scan’ (mais rápido, mas encontra menos ficheiros apagados) e o ‘Deep Scan’ (mais lento, mais completo). Se tivermos discos ou pens formatadas em FAT32 (ou outro qualquer tipo), apenas podemos escolher ‘Deep Scan’. Após tomada a decisão, clique no botão ‘Start Recovery’ para que o programa comece a verificar o disco para encontrar ficheiros.
  • A barra de progresso do WinfrGUI vai mostrando a percentagem do scan feito em tempo real, juntamente com o tempo decorrido e o restante, estimado. Se não quiser esperar até ao fim, clique em ‘View Recovered Files’ para ver detalhes dos ficheiros que o programa conseguiu restaurar até um determinado momento; também pode carregar em ‘Stop’, para terminar de imediato.
  • Depois de o scan chegar ao fim, o WinfrGUI diz-nos o número de ficheiros que recuperou (no nosso caso, 680) e confirma a pasta onde os guardou: dentro da que criámos, fica outra com o nome do tipo de análise feita e em que unidade (‘Quick Scan C’) e uma indicação da data e hora a que o scan foi feito – é o conjunto de números que aparecem todos seguidos. Agora, clique no botão ‘View Recovered Files’ para ver os ficheiros recuperados: aparecem organizados em sub-pastas, de acordo com o seu formato ou tipo. O WinfrGUI gera ainda também um registo (log) de todos os ficheiros restaurados: ‘RecoveryLog.txt’.
  • Se quiser procurar por mais ficheiros, noutras unidades, clique em ‘Back To Homepage’ e escolha uma nova. Para poupar tempo nas buscas, carregue em ‘Advanced settings’, para entrar nas opções avançadas do WinfrGUI. Aqui, pode especificar que tipos de ficheiros entram no scan – por exemplo, se só estiver à procura de fotografias que apagou sem querer, deve apenas selecionar ‘Photos’ 2 ; não é preciso estar a incluir todos os outros tipos de ficheiros no scan, o que só vai aumentar o tempo de espera.
  • Nas opções avançadas do WinfrGUI também podemos selecionar outro filtro: as pastas onde o programa procura por ficheiros apagados – mais uma vez, evitamos o desperdício de tempo com scans que também vão encontrar aquilo de que não precisamos. Se clicarmos no sinal de mais (‘+’) ao lado de uma pasta, conseguimos restringir ainda mais a pesquisa a sub-pastas específicas. Finalmente, clique em ‘OK’ para guardar os filtros escolhidos e voltar ao ecrã inicial – agora basta fazer um novo scan (que será mais rápido), como explicámos nos passos 2 e 3.

Novos iPhones vão ter mudanças no design

Os rumores de que a próxima geração de iPhones incluirá uma Dynamic Island em todos os modelos é um sinal claro de que a Apple pretende remover por inteiro o entalhe introduzido com o iPhone X em 2017.

No entanto, a Apple parece ter planos mais ambiciosos para os seus iPhones e, de acordo com a página de Twitter do analista da indústria de ecrãs Ross Young, esses planos passam mesmo por ter a face frontal totalmente coberta por um ecrã. Esta proposta dependerá da capacidade da Apple de integrar a câmara frontal e os sensores do Face ID por abaixo do ecrã, um projeto em que a empresa se encontra alegadamente a trabalhar.

MAIS: iPhone 13 foi o smartphone mais vendido em 2022

Os últimos rumores adiantam que a Apple tem planos para lançar um iPhone com o Face ID posicionado por baixo do ecrã em 2025. Posteriormente, a empresa também planeia voltar a integrar o sensor de impressões digitais Touch ID no seu telemóvel – desta vez posicionado no ecrã tal como acontece na maioria dos telemóveis Android topo de gama.

Por enquanto ainda é cedo para termos qualquer garantia sobre os planos da Apple para futuros iPhones, sendo que teremos de aguardar um pouco mais para vermos o que a empresa reserva para os próximos modelos.

TikTok pode estar mais perto de ser banida nos EUA

A administração Biden tem intenções de apoiar a legislação do Senado dos EUA que dá à Casa Branca o poder de banir a app TikTok, com o Departamento do Comércio a ter agora a decisão para tomar.

Como conta a Reuters, há algum tempo que o TikTok se tornou um alvo para os legisladores norte-americanos, com os esforços da empresa chinesa em refutar as preocupações respeitantes à privacidade, segurança e pouco servirem para convencer.

MAIS: TikTok. Suspensão da Comissão Europeia “vai muito além” das regras

Serve recordar que esta legislação não tem apenas o TikTok como alvo, aplicando-se também a outras tecnologias da China, da Rússia, da Coreia do Norte, do Irão, da Venezuela e de Cuba.

Do seu lado, o TikTok refere que a eventual decisão de banir a aplicação também vai “banir a cultura e valores americanos para os mais de mil milhões de utilizadores” usam a app todos os dias.

Lançada primeira pedra do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda

Foi lançada a primeira pedra a para a construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda, projeto esse que está avaliado em mais de 35 milhões de dólares.

A infraestrutura tecnológica vai acolher algumas empresas e responder aos desafios do sistema de dinamização da ciência e de investigação da tecnologia, fez saber a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança.

O projeto divide-se em várias vertentes, entre as quais a oferta de bolsas de estudo de dois anos a meninas de famílias carenciadas a frequentar o ensino secundário nas áreas da ciência e tecnologia, engenharias e matemáticas, ciências físicas e biológicas e de saúde, explicou a ministra.

MAIS: Centro de Ciência de Luanda vai ser o primeiro Centro de Ciência e Tecnologia de Angola

O programa financia também o apetrechamento de laboratórios das áreas da ciência e tecnologia nas 18 províncias angolanas, a capacitação humana e formação pós-graduada, com bolsas de mestrados, doutoramentos e pós-doutoramentos.