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Sexta-feira, Abril 19, 2024
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Conheça a nova GoPro HERO4 Session

HERO4 Session

A GoPro acaba de actualizar a sua linha de câmaras com a nova HERO4 Session. Sem sair da geração 4, a nova GoPro é uma evolução notável das outras câmaras da mesma geração. É mais resistente, mais robusta, mais pequena e agora é resistente a água. E quando se fala em resistente a água não é da caixinha protectora que permitia que levássemos a GoPro para a água, agora a câmara é mesmo resistente a água.

Esta nova HERO4 Session é 50% menor que a sua antecessora, HERO4 Black, e 40% mais leve que a HERO4 Silver. Nas gravações a nova câmara trás um novo modo denominado SuperView, que permite capturar vídeos com maior ângulo de imagem. Há também um novo sistema de microfone duplo, um na parte da frente da câmara e outro na parte de trás. A bateria completamente carregada assume até 2h de gravação e possui 1.030mAh. Uma boa noticia é que apesar de ter uma estrutura diferente, a nova câmara é compatível com todos os acessórios das GoPro lançadas anteriormente.

HERO4 Session

O que tem chamado a atenção neste novo modelo é a grande semelhança da mesma com a sua concorrente Polaroid Cube. Vejam as imagens abaixo:

Qual a vossa opinião?

Polaroid Cube

Gameplay de Infinite Stairs, o repensar Flappy Bird

Antes de mais, visto que alguns de vocês ainda não me conhecem, deixem-me apresentar-me. Eu sou o Vassquett e já á algum tempo que faço videos sobre jogos a partir de uma das mais belas cidades do nosso pais, ou seja Cabinda. É um imenso prazer poder agora incorporar o imenso projecto que é o Menos Fios e partilhar com vocês a minha paixão pelos video jogos.

Para começar trago-vos o gameplay de um jogo foi lançado para os telemóveis recentemente e que tem andado a dar que falar. Estou a referir-me do Infinite Stairs , jogo ao qual que muitos já estão chamar de o novo Flappy Birds. Embora o jogo seja bastante diferente do jogo responsável pelo maior número de telemóveis e tablets destruídos na história dos video jogos, o Infinite Stairs requer um conjunto de capacidades do jogador relativamente parecida e é tão viciante quanto frustrante. Sem duvida uma combinação terrível porque por mais que estejas chateado não consegues parar de jogar.

Mas chega de ficar aqui a falar, vejam o jogo por vocês mesmos.

Até breve pessoal e baixem o jogo sobre vossa própria responsabilidade.

Conheça o Turing Phone, telemóvel com material mais resistente que o aço

Turing Phone

Comecei a escrever esse artigo no Galaxy S4, com o ecrã partido em 4 pontos diferentes. Muitos leitores devem estar familiarizados com esse sentimento, o de ver o smartphone cair e saber que alguma coisa será danificada. Acontece, nada a fazer… ou não!

Conheça o Turing Phone, o smartphone criado com um material mais forte que o aço e o titânio. É o primeiro dispositivo do género a utilizar um material chamado liquidmorphium, que seria impossível de entortar, e também pode evitar que o ecrã parta em caso de acidentes.

Hardware

O hardware que acompanha esse smartphone merece respeito:  processador Snapdragon 810, frequência de 2,5 GHz, 3 GB de memória RAM, ecrã de 5,5 polegadas com resolução Full HD. A bateria é de 3000 mAh e as câmeras têm 13 MP na traseira e 8 MP na frontal.

Sendo mais duro que o aço, o smartphone também é à prova d’água, e tem um leitor de impressão digital, localizado na lateral. Para fazer a recarga do aparelho, não há como ligar um “carregador” pela entrada Micro USB, a bateria é recarregada por meio de indução magnética (a famosa recarga sem fios).

Software

O sistema operativo escolhido, sem surpresas, foi  o Android 5.0 , customizado com a Turing UI. A segurança dos dados foi tida em conta, por isso o dispositivo usa criptografia end-to-end, codificando os dados enviados, dificultando assim o trabalho de quem quiser espionar.

Preços

  • O modelo de 16 GB custará 610 USD
  • O modelo de 64 GB custará 740 USD
  • O modelo de 128 GB custará 870 USD

A pré-venda do Turing Phone começará nos Estados Unidos a partir do dia 31 de Julho. Mais detalhes podem ser encontrados na página oficial do Turing Phone.

Já sei até o que pedirei como prenda de aniversário…

 

Um edifício completamente construído com uma impressora 3D!?

Impressora 3D

Para quem pensava que a impressora 3D servia apenas para pequenos projectos experimentais, pode se preparar para mudar de opinião.

Depois de serem divulgados projectos na área de medicina, ramo automobilístico,  eis que chegou a vez da constução civil. O projecto é do Comité Nacional de Inovação do Emirados Árabes Unidos, que está a trabalhar para construir um edifício inteiro em Dubai, com peças de impressoras 3D.

A empresa responsável pela construção é a Winsun global , a mesma que havia construído um edifício de seis andares e uma casa na China, usando impressoras 3D. Desta vez será usada uma impressora 3D de 6 metros de altura em que serão impressas todas as peças do edifício, incluindo a mobilia!

Segundo os responsáveis, usando este método de construção, o edifício estará pronto em “poucas semanas”, e deve cortar custos com funcionários em  50-80 por cento, os custos com os resíduos serão cortados por 30-60 por cento.

Nike permite que jogue como o Neymar Jr, usando um app de realidade virtual

Neymar Jr

Se é fã de futebol, provavelmente é um fã do jogador Brasileiro Neymar Jr. então a Nike tem boas notícias para lhe dar.

Graças ao aplicativo da Nike, os utilizadores poderão seguir os seus passos em campo, ou melhor, os utilizadores terão a oportunidade de ser o Neymar Jr. usando a realidade virtual. Esta experiência foi usada para promover a Hypervenom II, uma nova gama de chuteiras criadas pela Nike com auxílio de jogadores como Wayne Rooney, Zlatan Ibrahimovic e o próprio Neymar Jr.

O aplicativo Nike Football é um aplicativo gratuito que pode ser baixado na App Store da Apple ou o Google Play Store (veja o site oficial). O recurso de realidade virtual foi adicionad0 ao aplicativo no final do mês de Junho e foi baptizado de Efeito Neymar Jr.

Para além do aplicativo, para usar a realidade virtual precisará também do dispositivo Google Cardboard, os óculos de realidade virtual de baixo custo lançados pela Google no ano passado.

Será que uma alma caridosa pode emprestar o seu Google Cardboard para testarmos o “Efeito Neymar Jr.”?

Enquanto isso, fiquem com o vídeo oficial da Nike, a mostrar como será esse jogo. Esse vídeo é 360º, então podem escolher o ângulo de visualização.

Top 10 SuperComputadores Mais Caros do Mundo

Top 10 SuperComputadores Mais Caros do Mundo

Voltando no tempo, lá nos anos 60 estava a ser lançado o primeiro supercomputador, o Atlas, que foi instalado na Universidade de Manchester, e é muito menos poderoso comparando com um computador desktop que quase todo mundo tem em casa nos dias de hoje. Desde os anos 60, podemos ver que a tecnologia está a dar grandes saltos. Estas mudanças antes duravam muito para sentir-se, mais por estarmos num ritmo muito elevado de desenvolvimento tecnológico, vemos que de 5 em 5 anos os supercomputadores tornam-se obsoletos, graças  a este grande avanço em informação e desenvolvimento de computadores e pesquisa tecnológica.

Os Supercomputadores da actualidade são medidos em PetaFLOPS, uma velocidade de processamento igual a um milhão de bilhões, ou mil trilhões, operações de ponto flutuante por segundo.  Estas supermáquinas servem para ajudar nas pesquisas de cientistas, meteorologistas na previsão do tempo ou aquecimento global, para estimular actividades do cérebro ou efeitos do aquecimento global, avanços tecnológicos e segurança nuclear, e muitas outras coisas em todo o mundo.

Segundo um cientista sênior do  Beijing Computing Center, afirma que uma pequena fração destes supercomputadores esta sendo usada actualmente. Ele afirma que um supercomputador, não importa o quão rápido ele é hoje, ele tornar-se um lixo em cinco anos.

Apesar desta afirmação, as nações ainda estão a investir bilhões de dólares por ano na corrida para avanços na tecnologia e se tornarem os melhores jogadores no mundo da tecnologia de supercomputador. A velocidade destes supercomputadores varia muito, por isso iremos fazer a sua classificação pelos seus preços exorbitantes.


10. IBM Roadrunner (Estados Unidos) – $130 milhões

10. IBM Roadrunner (Estados Unidos da America-EUA-USA) – $130 milhões

O Roadrunner foi construído pela IBM para o Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México, EUA. Ele tornou-se apenas operacional em 2008, ele foi projectado para ter um desempenho máximo de 1,7 petaFLOPS. No dia 25 de maio de 2008, ele alcançou1,026 petaFlops, tornando-se o primeiro sistema no mundo a alcançar 1.0 petaflops no TOP500 Linkpack. E em novembro do mesmo ano ele alcançou um desempenho superior de 1,456 petaFLOPS, mantendo o seu lugar no top da lista TOP500.

De acordo com a lista Supermicro Green500, em 2008, Roadrunner foi escolhido como o quarto maior supercomputador com eficiência em termos energéticos do mundo. Em 31 de março de 2013 o supercomputador foi desmontado e substituído pelo supercomputador chamado Cielo, este por sua vez é mais eficiente em termos energéticos.


9. Vulcan BlueGene/Q (Estados Unidos) – $100 milhões

9. Vulcan BlueGene:Q (Estados Unidos da America-EUA-USA) – $100 milhões

O Vulcan é um supercomputador de 24-rack que foi criado pela IBM para o DoE e está estacionado no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, em Livermore, Califórnia, EUA. Actualmente é o quinto supercomputador mais rápido do mundo com um pico de 5 petaflops, de acordo com a Top500.org. O BlueGene/Q é a terceira geração de projectos da IBM (após o BlueGene/L e BlueGene/P), que visa o desenvolvimento de supercomputadores que podem atingir a velocidade de funcionamento na faixa de petaFLOPS e com baixo consumo de energia.

O Vulcan tornou-se funcional em 2013, no Laboratório Nacional Lawrence Livermore para investigação na área de biologia, física de plasma, ciência do clima, sistemas moleculares, engenharia sólida e fluida, e outros temas complexos de estudo. Também é utilizado para apoiar as missões do DoE e da Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA).


8. SuperMUC (Alemanhã) – $111 milhões

8. SuperMUC (Alemanha-Germany) – $111 milhões

O SuperMUC actualmente é o décimo quarto supercomputador mais rápido do mundo, em 2013 ele era o décimo supercomputador mais rápido do mundo, mais com a velocidade da evolução tecnológica, ele foi logo superado. Mais ele ocupa a segunda posição dos supercomputadores na Alemanha. SuperMUC funciona está a funcionar nas instalações do Centro de Supercomputação de Leibniz (LRZ) na Academia Bávara de Ciências, ele encontrasse instalado perto de Munich.

Desenvolvido pela IBM, roda o sistema Linux, contém mais de 19,000 processadores Intel e Westmere-EX, e tem um pico de desempenho de mais de 3 petaFLOPS. O sistema  conhecido pela sua forma de resfriamento, uma nova descoberta da IBM, chamado Aquasar, que utiliza água quente para poder resfriar os processadores. O projecto reduz o uso de energia eléctrica no resfriamento em 40%.

O SuperMUC é utilizado por pesquisadores europeus em diversas áreas, como medicina, astrofísica, cromodinâmica quântica, dinâmica de fluidos computacional, ciências biológicas, química computacional, análise de genoma, e simulações de terremoto.


7. Trinity (Estados Unidos) – $174 milhões

7. Trinity (Estados Unidos da America-EUA-USA) – $174 milhões

Este supercomputador Trinity foi encomendado pelo governo dos Estados Unidos para manter o seu arsenal nuclear seguro. O governo dos Estados Unidos unidos ofereceu ao fabricante de supercomputadores Cray um contracto de 174 milhões de dólares americanos para construir este supercomputador Cray XC, juntamente com um sistema de armazenamento Cray Sonexion para a Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA), para poder manter uma segurança eficiente e segura do seu arsenal nuclear.


6. Sequoia BlueGene/Q (Estados Unidos) – $250 milhões

6. Sequoia BlueGene:Q (Estados Unidos da America-EUA-USA) – $250 milhões

Mais uma vez a IBM entra no jogo dos supercomputadores e mais uma vez a NNSA por trás desta encomenda. A IBM desenvolveu o BlueGene/Q supercomputador Sequoia para a NNSA, como parte de um Programa de Computação e Simulações Avançadas. Ele foi implantado em junho de 2012 no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, e que tornou-se imediatamente o computador mais rápido do mundo, de acordo com a TOP500.org. Atualmente ocupa o terceiro lugar no local de instalação, com um pico teórico de 20 petaFLOPS, ou 20 trilhões de cálculos por segundo.

A Sequoia foi o primeiro supercomputador a ultrapassar os 10 petaFLOPS na sustentação de desempenho, e alguns aplicativos científicos de medição de recordes foram rodados no sistema. Por exemplo, o código Cardioid – um modelo de projecto que realiza a eletrofisiologia do coração humano – alcançou quase 12 petaFLOPS com uma simulação em tempo real. O computador também é usado para estudos de astronomia, energia, genoma humano, alterações climáticas, e claro, armas nucleares.


5. ASC Purple and BlueGene/L (Estados Unidos) – $290 milhões

5. ASC Purple and BlueGene:L (Estados Unidos da America-EUA-USA) – $290 milhões

Estes dois supercomputadores veio como um único pacote. Os dois computadores foram anunciados pelo DoE em 2002, num contracto com à IBM por 290 milhões de dólares. Eles foram instalados em 2005 no  Laboratório Lawrence Livermore, e foi descomissionado em 2010. Na época o ASC Purple ocupou a 66º posição na lista TOP500 de supercomputadores. E o BlueGene/L era de uma geração mais antiga, e um modelo inferior ao BlueGene/Q, o sistema possui actualmente quatro supercomputadores diferentes na lista top 10 da TOP500.

O ASC Purple no Laboratório Lawrence Livermore foi construído como a quinta fase do Departamento de Energia dos EUA e NNSA no Programa de Computação e Simulação Avançada, construído para simular e substituir o experimento de teste ao vivo de Armas de Destruição em Massa (WMD – Weapons of Mass Destruction). Já o BlueGene/L estava focado em áreas cientificas importantes, tais como a previão das alterações climáticas globais e estudar a interação entre a densidade atmosférica e poluição.

Numa conferencia de imprensa, o DoE anunciou que estes dois sistemas teriam 1,5 vezes mais poder de processamento do que todas as outras 500 máquinas juntas da lista TOP500 de 2002.


4. Sierra and Summit (Estados Unidos) – $325 milhões

4. Sierra and Summit (Estados Unidos da America-EUA-USA) – $325 milhões

Desta vez a IBM não está sozinha, em colaboração com a Nvidia, eles unem força para ajudar a América para recuperar sua posição no top dos supercomputadores mais velozes do mundo, avanços de tecnologia, a investigação cientifica, e segurança econômica e nacional. Construído usando IBM Power Servers e aceleradores Nvidia Tesla GPU, os dois supercomputadores Sierra and Summit serão instalados em 2017.

Actualmente, o supercomputador da China Tianhe-2 é o computador mais rápido do mundo, capaz de atingir 55 petaFLOPS de poder, que é duas vezes mais do que o segundo da lista. O próximo sistema da Sierra não terá nenhum problema em executar mais de 100 petaFLOPS, enquanto que o Summit terá capacidade de processamento de até 300 petaFLOPS.

O uso do Sierra no Lawrence Livermore National Laboratory, lá vem a mesma história, será para garantir a segurança e eficiência do programa nuclear do país. Enquanto que a Summit para aplicações cientificas ao redor do mundo.


3. Tianhe-2 (China) – $390 milhões

3. Tianhe-2 (China) – $390 milhões

Como mencionado acima, o Chinês Tianhe-2 (“Milky Way-2” em Inglês ou “Via Láctea-2” em português) é o actual supercomputador mais rápido do mundo. O Tianhe-2 foi desenvolvido por uma equipe de 1.300 cientistas e engenheiros, e ele está localizado no National Supercomputer Center, em Guangzhou. E desde 2013 ele teve consecutivas classificações como o #1 na lista TOP500 supercomputadores mais rápidos. O Tianhe-2 foi patrocinado pelo 863 High Technology Program (Programa 863 de Alta Tecnologia) que foi iniciado pelo governo Chinês em parceria com o governo da província de Guangzhou.

Ele foi construído na China pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa (NUDT – National University of Defense Technology) depois que o governo dos Estados Unidos rejeitou a Intel o pedido de certificação para exportações de CPUs e placas de co-processadores. Esta foi uma jogada estratégica do governo dos Estados Unidos, e um golpe para a Intel e seus fornecedores. Esta atitude impulsionou a industria chinesa a desenvolverem o seu próprio processador.

O Tianhe-2 é capaz de realiza 33.860 bilhões de cálculos por segundo. Uma hora de cálculos neste supercomputador é o equivalente a 1,000 anos de somas difíceis por 1,3 bilhão de pessoas. Excepcional este numero, e vemos o futuro crescente e brilhante para a tecnologia da informação. O Tianhe-2 é utilizado para aplicações de simulação, análises, e aplicações da segurança do governo.


2. Earth Simulator (Japão) – $500 milhões

2. Earth Simulator (Japao-Japan) – $500 milhões

Earth Simulator (nome esquisito não é?) foi desenvolvido pelo governo japonês em 1997. Custando aos cofres do estado cerca de 60 bilhões de yen (ienes), ou cerca de 500 milhões de dólares nos dias de hoje. Este supercomputador foi desenvolvido paralelamente como um sistema de vector, rodando modelos climáticos globais, e para avaliar os efeitos do aquecimento global e os problemas em geofísica da terra sólida.

O Earth Simulation (ES) foi concluído em 2002, e foi desenvolvido para a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, o Instituto de Pesquisa de Energia Atômica do Japão, e o Japan Marine Science and Technology Center (Centro de Tecnologia e Ciências Marinhas do Japão.

O Earth Simulation foi o computador mais rápido do mundo entre 2002 e 2004. Com o rápido crescimento da tecnologia desde então, ele não segura mais uma vela, perto dos supercomputadores modernos, mas era uma grande noticia no início do século 21. O ES tem vários recursos para ajudar a proteger o computador contra terremotos (suportes de borracha em um sistema d isolamento sísmico) e raios (um de alta tensão, ninho blindado que paira sobre o edifício)


1. Fujitsu K (Japão) – $1.2 bilhões

1. Fujitsu K (Japao-Japan) – $1.2 bilhões

O Japão apesar de ter os dois supercomputadores mais caros do mundo. O computador K, nome proveniente da palavra Japonesa “sei”, é o quarto supercomputador mais rápido do mundo, com uma velocidade de 11 petaflops. O sistema custa 140 bilhões de yen (ienes) ou 1,2 bilhões de dólares para ser criado.

No ano de 2011, a TOP500 classificou o K como o supercomputador mais rápido do mundo, e em novembro de 2011, o sistema tornou-se o primeiro computador para o top 10 petaflops oficialmente. E no ano de 2012, o K foi substituído pelo Sequoia da IBM como o supercomputador mais rápido do mundo. O K está localizado no RIKEN, Instituto Avançado de Ciência Computacional, ele é 60 vezes mais rápido do que o Earth Simulation (ES). O K custa 10 milhões de dólares por ano para estar em operação, usando 9,89 MW de potência, ou o equivalente a quase 10.000 casas suburbanas, ou um milhão de computadores desktop vinculados.

Google Now passará a aceitar comandos offline

google-now

O Google Now, assistente virtual do sistema Android, é bastante útil, uma vez que aprende com o nosso histórico de pesquisas, aplicativos, localização. O grande problema é que estas funcionalidades estão disponíveis apenas quando estivermos online. Convenhamos que nem sempre é possível ter internet para executar essas operações.

Claro que a Google já deu conta desse detalhe negativo e segundo informações, o Google Now poderá ter brevemente comandos de voz offline. Com esta função implementada, o utilizador poderá controlar as funções básicas do dispositivo, mesmo quando não houver uma conexão activa com a Internet. Poderemos controlar o seguinte: volume, música, chamadas e mensagens SMS, activação de recursos de hardware, como Wi-Fi, Bluetooth e câmera, usando o comando de voz “Ok, Google”.

Ainda não sabe quando é que essa funcionalidade estará disponível oficialmente.

Interactive Load anuncia para breve o lançamento do jogo ¨Candongueiro:Mbaia¨

Interactive load apresenta o jogo Candongueiro:Mbaia

A equipe da empresa Angolana Interactive Load tem estado a divulgar imagens do seu próximo jogo para Android. O jogo é denominado Candongueiro Mbaia, e pelas imagens podemos verificar que é um jogo do género ¨Corrida Infinita¨.

Ainda não foi divulgada a data oficial de lançamento do jogo, mas está confirmado que será dispobilinizado gratuitamente para a plataforma Android (informação disponível no site oficial).

Por enquanto os mais curiosos podem seguir a página do ¨Candongueiro:Mbaia¨ no Facebook para obter mais actualizações.

Veja algumas imagens exclusivas do jogo:

Mais informações podem também ser encontradas na página oficial da Interactive Load

Números telefónicos não registados têm os dias contados!

Registo Telefone Angola

Na última semana deve ter visto (ouvido) algo relacionado ao registo dos números telefónicos em Angola.

Segundo o INACOM (Instituto Angolano das Comunicações), as operadoras de telefonia móvel estão obrigadas a fazer o registo dos seus usuários de números.

Quanto tempo têm os proprietários dos telemóveis para fazer o registro?

Todos os utilizadores (que não tenham registo) devem efectuar até ao final do ano.

Por que razão  os proprietários dos telemóveis devem fazer o registro?

Todos os países precisam de ter dados correctos sobre o sector das Telecomunicações, as empresas de telefonia móvel precisam desses dados para a rápida emissão de segundas vias, e por questões de segurança o ministério do Interior necessita destes dados, por exemplo se roubarem o seu telemóvel seria possível com a queixa na polícia solicitar o rastreio do referido número. E por último, por questões económicas, é necessário ter dados sobre o sector, o número de utilizadores efectivos, para que se possam planificar melhorias.

Como fazer o registo?

Caso o seu número telefónico não esteja em seu nome, dirija-se a uma das lojas do seu prestador de serviço (Unitel ou Movicel), leve o seu Bilhete de Identidade e peça para ser registado.

Os cidadãos estrangeiros podem fazer registo do número  apresentando um passaporte válido ou cartão de residente, enquanto as empresas devem apresentar alvará ou cartão de contribuinte.

E se eu não fizer o registo?

Quem não fizer o registo, receberá uma notificação e 30 dias depois poderá perder o número (com o saldo que ele tiver).

Mais detalhes na página do INACOM : www.inacom.gov.ao/registo

Amanhã no espaço Bahia, Hora do Mosquito promove um debate sobre inovação

Hora do mosquito

Amanhã, 28 de Junho, o evento habitual ¨Hora do Mosquito¨ traz mais um tópico relacionado à Tecnologia.

Disrupção e impacto das tecnologias na transformação do nosso mundo é o tema proposto e será conduzido por André Fonseca Ferreira , o responsável pelo sector de inovação da Delloite, uma das empresas de consultoria mais activas no mercado Angolano.

O evento decorrerá no espaço Bahia,(na marginal de Luanda) à partir das 17h30. Outro orador do dia é o empreendedor Cláudio Fernando Kiala.

 Um bom motivo para sair de casa ao Domingo…