Tek MenosFios: Raio-X ao iPhone (Episódio 14)

1407

O Bluetooth é um sistema de comunicação sem fio embutido no iPhone (bem como no iPad e no iPod Touch) usado para conectar dispositivos com uma grande variedade de equipamentos, incluindo fones de ouvido, alto-falantes e até mesmo teclados.

A tecnologia envia sinais por ondas de rádio para a maioria dos dispositivos capazes de transmitir e receber o sinal Bluetooth em até 10 metros de distância, mas é normalmente utilizado com acessórios localizados não mais do que a distância de um braço esticado.

Para usar qualquer kit de Bluetooth com o iPhone, os dois precisam estar necessariamente “emparelhados” e autorizados a conversar um com o outro. No entanto, é necessário emparelhar um dispositivo Bluetooth com o seu iPhone, iPad ou iPod Touch somente na primeira vez em que você for utilizá-lo. Depois disso, quando esse acessório Bluetooth estiver ligado e dentro do alcance de seu dispositivo iOS, ele deverá se conectar automaticamente e ficar disponível para o uso.

Tenha em mente, contudo, que, embora o seu dispositivo iOS possa ser emparelhado com qualquer número de dispositivos, ele só poderá estabelecer a conexão com um de cada vez – o que faz sentido, porque impede o iPhone de enviar a comunicação para a saída Bluetooth errada; por exemplo, para as suas caixas de som Bluetooth, em vez de seus fones de ouvido. Você pode, às vezes, somente selecionar o acessório com o qual você deseja se conectar, mas é melhor simplesmente desligar os demais que não serão utilizados. Se você não quiser usar um dispositivo em particular novamente, você pode desconectá-lo para sempre. Veremos como fazer tudo isso mais adiante.

Escolha o acessório certo

Comece escolhendo os acessórios corretos. Toda vez que você estiver interessado em comprar um kit Bluetooth, é necessário conhecer as suas necessidades para poder escolhê-lo corretamente. Isto é importante porque os acessórios precisam suportar diferentes “perfis” de Bluetooth, a fim de executar funções diferentes. Se você quiser usar um acessório para tocar música, por exemplo, então ele deve suportar o perfil A2DP, que é usado para a transmissão em modo aúdio, projectado especificamente para música. O Perfil de Controle Remoto de Áudio/Vídeo (AVRCP) trabalha em conjunto com o A2DP para que você possa usar o dispositivo Bluetooth para controlar a reprodução de música em seu iPhone ou iPod touch. Para o caso de chamadas, é necessário o Hands-Free Profile (HFP).

Perfis Bluetooth

Em suas pesquisas, você pode se deparar com outros perfis Bluetooth também. O iPhone suporta todos os principais perfis, mas note que nem todos os acessórios Bluetooth possuem tal suporte – muitos fones de ouvido não fazem A2DP, por exemplo, e, portanto, não podem reproduzir música bem. Nem todos os fones de ouvidos estéreos Bluetooth incluem um microfone, mas somente aqueles com um microfone e suporte para Hands-Free Profile (1.5) podem ser usados para fazer e receber chamadas. O Siri e o Controle de Voz (Voice Over) Bluetooth requerem suporte para o perfil BVRA. É um pouco complicado mesmo, por isso, leia a especificação com um cuidado antes de comprar, para garantir que você obtenha o que você precisa.

Usando um dispositivo Bluetooth

É muito fácil usar um acessório Bluetooth. Em seu iPhone, vá em “Ajustes > Bluetooth” e habilite o recurso. Ligue, então, o acessório Bluetooth e coloque-o em “modo de descoberta” ou de “emparelhamento” – às vezes, o próprio dispositivo pode fazer a solicitação tão logo ele seja ligado. Feito isso, o dispositivo agora deve surgir listado na tela do seu iPhone. Toque nele para parar e, se necessário, digite a senha (você deve encontrá-la na documentação do acessório Bluetooth).

Depois que o acessório estiver emparelhado, ele deve se conectar automaticamente quando estiver ativo e dentro do alcance. Às vezes, no entanto, você pode querer ignorar um acessório emparelhado, por exemplo, usar o áudio do próprio iPhone, em vez de usar caixas de som compatíveis – nesse caso, você pode desligar fisicamente o dispositivo Bluetooth, ou ir na tela “Ajustes” de seu iPhone e desabilitar o recurso Bluetooth. Vale lembrar que esse recurso é bastante faminto de energia, de modo que, se você ligá-lo somente quando necessário, irá economizar a carga da bateria.

Quando você quiser usar uma cessório emparelhado em vez de um outro, você pode acessar “Ajustes > Bluetooth” e tocar no nome respectivo. Para os acessórios Bluetooth de outros tipos, como saídas de alto-falantes, para evitar quaisquer potenciais conflitos, a melhor prática é ligar apenas o dispositivo que deseja emparelhar e desligar os demais. Se você não quiser usar um dispositivo em particular novamente, você poderá desconectá-lo: vá para “Ajustes > Bluetooth” e selecione “Esquecer Este Dispositivo” – se você, futuramente, quiser utilizá-lo novamente, basta emparelhá-lo, como já explicamos.

Eis os episódios anteriores:

Episódio 01.

Episódio 02.

Episódio 03.

Episódio 04.

Episódio 05.

Episódio 06.

Episódio 07.

Episódio 08.

Episódio 09.

Episódio 10.

Episódio 11.

Episódio 12.

Episódio 13.

_______________________________________________________________

Esse foi o episódio Tek MenosFios: Raio-X ao iPhone dessa semana, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que tenha um iPhone. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao Tek Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui