Resumo do hardware que a Apple lançou em 2016

1375

O ano de 2016 já está no seu percurso final, e de certeza já abordamos sobre as inovações tecnológicas que marcaram o ano de 2016. Deste modo, é impossível olhar para a indústria como um todo sem avaliar o seu jogador estrela, uma das empresas mais valiosas no mundo: a Apple.

As finanças da Apple estão mais fortes do que nunca, graças em grande parte ao seu negócio em expansão do iPhone, mas pensamos que seria interessante abandonar os números por um momento e focarmos-nos nos produtos lançados pela Apple neste ano de 2016, especificamente em todo o novo hardware da empresa, isso não quer dizer que a área de software seja menos importante.

Em 2016, a Apple lançou um novo iPad, um novo Apple Watch, um par de novos modelos MacBook Pro, e pela primeira vez, três novos modelos de iPhone em um único ano. Vamos dar uma olhada na lista de todo hardware que a empresa lançou neste ano.

A empresa realizou quatro “eventos especiais” para anunciar novos produtos em 2016: em Março, Junho, Setembro e por final Outubro. O grande produto anunciado durante esse primeiro evento em Março foi o iPhone SE, um novo iPhone de 4 polegadas que parece quase idêntico ao iPhone 5S.

O iPhone SE contém um processador A9, idêntico ao do iPhone 6S. A câmara  traseira tem sensor de 12 megapixels e ainda tira “fotos incríveis” e  grava vídeos em 4K. O  iPhone SE começou a ser vendido por 399 USD, e a Apple ainda tem uma versão de 64 GB com quatro vezes de armazenamento por 499 USD.

  • iPad Pro (Lançado em Março de 2016)

O novo iPad Pro tem um ecrã de 9,7 polegadas e pesa menos de 450 gramas. O novo iPad Pro é do mesmo tamanho que o iPad Air 2, que a Apple diz que é o tamanho mais popular num iPad. A Apple também afirma que a tela de 9,7 polegadas é a tela de tablet mais brilhante no mercado. Ele também possui uma nova tecnologia chamada” True Tone “, que mede a temperatura de cor da luz ambiente e ajusta o visor para corresponder. O Pro também aproveita novo recurso de redução de luz na nova versão iOS 9.3.

Este modelo está disponível em quatro cores: cinzento, prata, ouro e ouro rosa, o armazenamento varia de 32 GB  até 256 GB. O modelo de 32 GB vai custar 599 USD, enquanto uma versão de 128 GB está disponível por 749 USD e a versão de topo, com  256 GB  custa 899 USD. Todos esses preços são para modelos Wi-Fi, as opções LTE geralmente custam 130 USD á mais.

Estes de certeza são os melhores iPhones que a Apple já fez até ao momento. É essencialmente a versão final do iPhone 6: grande, super rápido, bonito de se olhar, e fácil de usar, contendo uma câmara super boa, trazendo novos recursos.

O iPhone 7 recebeu a certificação IP67, o que o qualifica como “resistente a água”. Ou seja, pode molhar o smartphone e ele sobreviverá, mas não tente submergir o aparelho.  Quanto ao preço, o iPhone 7 custa oficialmente US$ 649, cerca 143 mil AKZ pelo câmbio oficial do BNA (Armazenamento disponível: 32 GB, 128 GB e 256 GB). Já o iPhone 7 Plus custa US$ 749, cerca 165 mil AKZ pelo câmbio oficial do BNA (Armazenamento disponível: 32 GB, 128 GB e 256 GB).

O iWatch Series 2 é o novo smartwatch da empresa, que já surge com o watchOS 3 (novo sistema operativo do relógio , na qual surge com GPS autónomo (sem a necessidade de usar o iPhone), por ter uma GPU 2x mais rápida que a versão usada no modelo anterior, ter um novo ecrã com 1000 Nits , melhor visibilidade ao sol e é à prova de água (até uma profundidade de 50 m).

Essa versão surge com parcerias interessantes como a Nike e a HERMES, fazendo com que o novo relógio tenha braçadeiras especiais destas duas marcas conhecidas mundialmente. Quanto ao preço, o iWatch (Series 2) vai custar 369 USD (equivalente a 61.000 Kz no câmbio do Banco Nacional de Angola), enquanto a versão anterior passará a custar 269 USD (equivalente a 45.000 Kz no câmbio do Banco Nacional de Angola).

  • AirPods (Lançado em Setembro de 2016)

Os AirPods foram um dos conceitos fantásticos que a empresa lançou neste ano, visto que eles podem fazer tudo o que um auscultador normal faz, como controlar sua música e activar a Siri para tarefas, mas sem fio. Quanto ao preço de venda, o mesmo custa 159 USD.

Esses auscultadores oferecem até 5 horas de reprodução de música e som de alta qualidade através de uma “conexão perfeita e automática” entre os AirPods e um iPhone. Para carregar os AirPods, o estojo de viagem incluído funciona como uma estação de carregamento que fornece até 24 horas de duração da bateria para os auriculares.

MacBook Pro (Lançado em Outubro de 2016)

Muitos usuários da apaixonados pelo MacBook Pro estavam a espera que esse modelo fosse actualizado, o que aconteceu finalmente no mês de Outubro,  infelizmente, não foi muito de acordo com aquilo que os seus usuários estão habituados, já que um dos conceitos da marca foi sempre a inovação.

O novo computador portátil da Apple surge em 3 modelos e é significativamente diferente dos modelos anteriores, visto que o novo 13 polegadas MacBook Pro tem apenas 14,9 milímetros de espessura (17% mais fino do que o anterior), 23% menos volumoso. O modelo de 15 polegadas tem 15,5 milímetros de espessura (14 % mais fino do que o anterior) e é 20 % menos volumoso.

A grande novidade foi o Touch Bar:

A Apple decidiu alterar as teclas de função, tendo assim colocado o Touch Bar, onde agora os usuários poderão adaptar ao software que estão a utilizar e controlar funções do sistema. O TouchID também trouxe algumas novidades, possibilitando agora aos usuários  desbloquear o sistema ou realizar compras em sites e outras plataformas.

Cores e Preços: 

Os novos MacBook Pro estão disponíveis nas seguintes cores: Prata e Cinza escuro e já estão disponíveis no mercado para serem comercializados. Quanto aos preços, vão ser 1.499 dólares, 1.799 dólares e 2.399 dólares para os modelos de 13 sem e com TouchBar e TouchID e para o de 15 polegadas.

Designed by Apple in Califórnia (Lançado em Novembro de 2016)

Cerca de cinco anos e uma semana após a morte de Steve Jobs, a Apple lançou um livro de capa dura, disponível em dois tamanhos, chamado “Designed by Apple in California“. O livro é dedicado a Jobs, e apresenta 450 fotografias gigantes de alta resolução de desenhos da Apple ao longo dos anos, desde o iMac 1998 até o Apple Pencil de 2015.

Vale ainda salientar que, este não é o hardware da empresa que você vai usar todos os dias, mas ainda é importante abordar a sua existência, uma vez que é tecnicamente um produto que qualquer pessoa pode comprar na Apple agora. Caso queira conhecer praticamente dos antigos aos novos produtos da empresa, por dentro e fora essa de certeza é uma boa opção. Quanto ao preço, A versão pequena do livro custa 200 USD, enquanto a versão maior custa 300 USD.

Qual destes hardware já teve a oportunidade de comprar?