Início Site Página 949

Comparação: Galaxy S8 vs iPhone 7, quem vence a batalha?

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (29), os seus novos smartphones o Galaxy S8 e o Galaxy S8+. Os aparelhos vieram principalmente para competir com o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus, que estão no mercado desde setembro de 2016.

O MenosFios traz aqui para os seus leitores as principais diferenças e as similaridades dos smartphones Galaxy S8 e iPhone 7, sabe-se com o lançamento no mercado dos modelos várias são as pessoas que vão procurar saber qual é o melhor. Segue abaixo as comparações:

  • Design

Os aparelhos da  Samsung e da Apple são bem diferentes quanto ao Design. Para começar, o Galaxy S8 vêm sem bordas e sem botões, a Samsung providenciou tanto a parte frontal, quanto na traseira com a proteção Gorilla Glass 5. Já o iPhone 7 é um dispositivo que não possui entrada para auriculares.

No Galaxy S8, o sensor de impressões digitais do aparelho foi realocado para a sua parte traseira, perto da câmara. Já no caso do iPhone 7, a tecnologia está localizada no botão home.

  • Ecrã

O Samsung Galaxy S8 tem tela curva, com o display OLED de 5,8 polegadas. Já o Galaxy S8+, tem um ecrã de 6,2 polegadas (ideal para quem gosta de conteúdo audiovisual). O iPhone 7 conta com uma tela de 4,7 polegadas.

O ecrã do Galaxy S8 estende-se para cima e para baixo e cobre quase toda parte frontal do telefone, os quatro cantos do dispositivo são ligeiramente curvos. O iPhone 7 também possui um ecrã um pouco curvo, porém seu display não cobre tanto espaço quanto o do Galaxy S8.

  • Processador e Memória

O Galaxy S8+ possui um processador mais poderoso do que o Galaxy S8, conta com núcles (octa-core) de “2,35 GHz + 1,9 GHz”, contra um octa-core de “2,3GHz + 1,7GHz”. Os dois aparelhos da Samsung possuem uma memória RAM de “4 GB” e armazenamento interno de “64 GB”.

Já o iPhone 7 e o iPhone 7Plus possuem o processador “Apple A10 Fusion”, com memória RAM de 3 GB e o armazenamento interno para os dois aparelhos são de “32 GB, 128 GB e 256 GB”. Ou seja em termos de memórias e armazenamento não existem diferênças nos dois últimos smartpones da Apple.

  • Câmaras

O Galaxy S8 e Galaxy S8+ têm câmaras com as mesmas especificações. A câmara traseira possui 12 megapixels, com tecnologia dual-pixel, enquanto a frontal tem 8 MP. Ambas possuem abertura de f/1,7, que garante, segundo a Samsung, fotos com boa qualidade, mesmo que estejamos em ambientes com pouca iluminação.

O iPhone 7 Plus tem uma câmara com lentes com distâncias focais diferentes. Seja o iPhone 7 e o 7Plus possuem a câmera frontal com 7 Megapixels enquanto a traseira com 12 Megapixels; ambos com a óptica da imagem e a câmara do Galaxy S8 tem alguns truques similares aos do iPhone 7, como o modo GIF.

  • Baterias

O Galaxy S8 possui uma bateria de 3.000 mAh, enquanto o do S8+ tem 3.500 mAh;ambos smartphones possuem capacidade de carregamento rápido e sem fio. O iPhone 7 posui uma bateria de 1.960 mAh, enquanto o do iPhone 7Plus é de 2.900 mAh.

  • Software

Os smartphones da Samsung trazem o sistema operacional Android 7.0 Nougat e há também a conhecida suite de Segurança Samsung Knox, e o Bixby, o novo assistente virtual. Já os da Apple traz pre-instalado o sistema operacional iOS 10, um sistema criado pela própria empresa americana.

  • Preço e disponibilidade

Segundo a informação oficial da Samsung Portugal, , o preço mínimo é de 819,90€ (146.145,31 Kwanzas) pelo Galaxy S8 e de 919,90€ (164.168,11 Kwanzas) pelo Galaxy S8+, basta adicionar as taxas de importação+lucros dos importadores,  para ver que estes smartphones não serão comercializados por menos de 200.000,00 Kwanzas em Angola.

Já o iPhone 7 custa US$ 649, cerca 143 mil AKZ pelo o câmbio oficial e o iPhone 7 Plus custa US$ 749, cerca 165 mil AKZ. Em Angola já se faz o uso dos aparelhos da Apple já que circulam no mercado desde 2016.

  • Segurança

Os aparelhos da Samsung, Galaxy S8 e S8 + vêm com um scanner de impressões digitais (localizado na parte de trás do telefone, ao lado da câmara) e um scanner de íris. O iPhone 7 e 7Plus possuem um scanner de impressões digitais Touch ID integrado no botão Home, mas não possuem recursos de digitalização do Iris.

Quanto aos smartphones da Samsung- o Galaxy S8 e S8+, ainda não há uma data específica para a sua chegada ao mercado angolano, no entanto um dos mercados mais usados pelos Angolanos, mercado Português, recebe o S8 uma semana depois de ser lançado no Estados Unidos da América.

Veja aqui o resumo das características principais:

Galaxy S8 Vs iPhone 7
Clique para ampliar

As 10+ palavras pesquisadas em Angola no mês de Março/17

O mês de Março que é completamente dedicado às “Mulheres“, foi mais um mês repleto de pesquisas por parte dos angolanos. O Menos Fios trás mais uma vez, as 10 palavras mais pesquisadas em Angola no terceiro mês de 2017.

O uso de internet em Angola já se faz sentir e principalmente em zonas urbanas, motivo pelo qual tem motivado vários citadinos a efectuarem pesquisas no Google com relação a determinados assuntos diversos do país e não só.

Veja a seguir a lista das 10 mais palavras pesquisadas em Angola no mês de Março do ano corrente:

  1. Dia do Pai
  2. Dia 8 de Março
  3. Imogestin
  4. Quaresma
  5. Barcelona x PSG
  6. Projecto X
  7. Eva Rap Diva
  8. Abola Internacional
  9. Gira Zap 2017
  10. Moto GP 2017

No dia 19 do mês de Março é celebrado o dia do Pai, por tanto, este efeméride foi muito pesquisado por pate dos internautas nacionais em busca de mais detalhes com relação a data. O dia internacional da mulher não poderia faltar nas 10 mais palavras pesquisadas, o anúncio de abertura das vendas das casas nas mais diversas centralidades espalhadas no país, fez com que muito fossem pesquisar mais sobre o assunto através da empresa que trata deste assunto, Imogestin.

Entre as 10 mais palavras pesquisadas em Angola, Barcelona x PSG que foi um jogo histórico para equipa espanhola e de muita atenção, os angolanos efetuaram também muitas pesquisas com relação a isso. E tivesmos muitas pesquisas no lado musical, o Projecto X que muito tem dado que falar e a Eva Rap Diva não ficaram de fora.

Um mês em que diversos assuntos nacionais e internacionais mereceram grande destaque por parte dos internautas nacionais.

Pesquisou algum dos termos da lista de Março?

DStv adquiriu os principais direitos de transmissão da FIFA

Há dias atrás a DStv apresentou oficialmente em Angola o seu seu mais novo pacote denominado DStv Grande+, com mais escolhas, mais qualidade de conteúdo e com um novo preço que visa a possibilitar ainda mais os angolanos em termos de entretenimento.

Agora surge mais uma novidade, A SuperSport confirma ser o destino do Futebol Mundial em África após ter celebrado o acordo de transmissão com a FIFA dos principais direitos internacionais para a época 2017/18. A SuperSport adquiriu os  direitos de TV por subscrição para todos os jogos da Taça das Confederações da FIFA e do Campeonato Mundial FIFA para os países da África Subsariana.

Pois é, a experiência futebolística dos clientes da DStv será levada a um nível totalmente novo com a iminente Taça das Confederações da FIFA na Rússia e o Campeonato Mundial de Futebol FIFA, que decorrerá também na Rússia em Junho de 2018. Desta forma, a DStv garante que todos os 64 jogos serão transmitidos ao vivo e em alta definição.

Com essa aquisição, há garantias de que os Angolanos poderão acompanhar o melhor do futebol a nível de selecções em 2017 e 2018 com a DStv, que neste caso parte na frente da concorrência. A DStv tem nos seus pacotes canais exclusivos que garantem a transmissão da Formula 1, UEFA Champions League, Premier League e agora a transmissão da próxima edição das 2 principais competições a nível de selecções organizadas pela FIFA, a Taça das Confederações e o Campeonato Mundial.

Não suporta as filas do BPC? Use o serviço SMS Banking

De certeza que a maioria dos Angolanos conhecem as famosas enchentes que se constatam no BPC (Banco de Poupança e Credito), e muitos não devem ter tempo ou paciência ara aturar tamanhas filas. Para evitar isso, o banco tem um serviço que pode facilitar os seus clientes.

O que é o BPC SMS Banking?

É um serviço em que o Banco BPC notifica por SMS (serviço de mensagens de telemóvel curtas e instantâneas) a pedido do cliente, o saldo actual disponível na sua conta.

Como Funciona?

O cliente tem de preencher o formulário de adesão indicando a concordância de todas as condições do produto, bem como o telemóvel a enviar o SMS.

Condições de Adesão:
  • Formulário de adesão;
  • Cópia do Bilhete de Identidade;
  • Cartão de Contribuinte.
Como Consultar?

Envie um SMS para 935545300 ou 43210 com os códigos abaixo:

Tipo de Serviço

Comando

Exemplo

Saldo de conta AB + Sufixo da Conta

Ab011

Movimentos TH + Sufixo da Conta

Th011

IBAN IB + Sufixo da Conta

Ib011

Tabela de câmbios TC + Sufixo da Conta

Tcusd

É importante salientar que aderindo á esse serviço, o Banco de Poupança desconta trimestralmente o cliente o valor de 500,00 Kz por comissões. Para informações adicionais dirija-se hoje mesmo a qualquer balcão do Banco de Poupança e Crédito.

OBS: Esse serviço está disponível para todos clientes do BPC.

[Feliz 1 de Abril] Whatsapp Zero em Angola? Ainda não!

Dia 1 de Abril, em todo mundo é conhecido como o “Dia das partidas” ou “Dia das mentiras”, como os países lusófonos optaram por denominar. Um dia em que podemos pregar uma partida a quem nos rodeia.

A partida que a equipe do MenosFios decidiu pregar desta vez foi: 

Felizmente vários utilizadores perceberam que era uma brincadeira e ainda assim decidiram entrar para o espírito descontraído do dia e partilharam com os seus amigos, espalhando a partida e rindo dos comentários.

Agora a sério, seria possível ter Whatsapp sem custos em Angola?

Possível é! Temos o exemplo de operadoras me Portugal (e não só) que têm pacotes de dados em que o tráfego nas redes sociais é “gratuito”. Um bom exemplo é o pacote Yorn (da Vodafone).

Então, com a brincadeira de 1 de Abril gostaríamos de mostrar às operadoras que se definirem planos com tráfego gratuito nas redes sociais, poderão ter muitos aderentes. A prova são as 167 mil pessoas que viram o post no Facebook, as 993 partilhas e os 2400 likes (reacções) à publicação (até ao momento que este post foi escrito e continua a crescer).

Obrigado à todos que participaram na brincadeira de 1 de Abril, mas ainda não temos Whatsapp Zero em Angola…

Huawei apresentou a sua nova solução que aumenta a capacidade da dados em “nuvem”

Depois de ter demonstrado o interesse de criar uma rede de software para empresas Angolanas, a Huawei acabou de anunciar em Hannover (Alemanha) a sua mais recente solução denominado Storage as a Service (STassS), que promete aumentar os volumes de armazenamento na Cloud.

Essa nova solução da Huawei foi oficialmente apresentada na feira sobre tecnologias das telecomunicações (CeBIT 2017), na qual oferece uma consistente experiência em nuvem para ajudar as empresas a caminhar à transformação digital, ao mesmo tempo em que aumentam os volumes de dados.

Sabe-se que, actualmente a era digital está a criar imensos fluxos de dados empresariais, alimentados por tecnologias como Internet das Coisas, Big Data, Analytics, Mobilidade e Social Media. Deste modo, empresas são desafiadas a encontrar soluções eficientes em armazenamento e gestão para acompanhar o ritmo desse crescimento de dados, além de eliminar a complexidade e os custos para a preparação da adopção da nuvem.

A solução STaaS gerencia a Storage Area Network (SAN), objectos e outros equipamentos de armazenamento em um único painel para suportar a abordagem de “Dados sob Demanda”.

É importante ainda salientar que, a medida em que a habilitação da computação em nuvem ganha velocidade, os serviços de tecnologias de informação tornarão-se a parte mais proeminente das operações dos data centers. Portanto a solução STaaS consolida recursos com e sem premissa, e fornece ainda serviços de armazenamento de dados padronizados, automatizados e sob demanda para aumentar a agilidade das transformações das empresas para a nuvem.

Whatsapp Zero chega à Angola com mensagens gratuitas em todas redes

(Atenção: Este artigo fez parte da nossa brincadeira de 1 de Abril que em todo mundo é conhecido como o “Dia das partidas” ou “Dia das mentiras”. Leia o nosso artigo: https://www.menosfios.com/whatsapp-zero-angola-ainda-nao/)

O Whatsapp, aplicativo de comunicação mais famoso em Angola acaba de ficar melhor.

No dia 3 de Abril, esta segunda-feira, todos os utilizadores em Angola poderão aderir ao novo Whatsapp, apelidado de Whatsapp Zero, uma versão semelhante ao Facebook Zero, que permitirá a troca de mensagens de texto, imagens e vídeos de forma gratuita.

A equipe do Facebook solidariza-se assim com as dificuldades económicas em Angola e permitirá que utilizadores em todo o país possam comunicar sem custos adicionais em todas as redes.

Como aderir ao Whatsapp Zero?

Ainda não foi anunciado como este serviço irá funcionar, mas está programado para amanhã o anuncio de como os angolanos poderão aderir ao serviço.

O MenosFios está atento a esta notícia e promete trazer todas as novidades para os nossos leitores.

AAPSI vai começar a premiar intervenientes do sector das TIC em Angola

Demorou mais chegou, finalmente os intervenientes do sector das tecnologias de informação e telecomunicações vão começar a ter prémios anualmente, isso graças a AAPSI (Associação Angolana de Provedores de Serviços de Internet).

A ideia é procurar reconhecer os intervenientes do sector que mais se destacaram no quadro da sua carteira de actividades anuais, na qual pretende-se estimular os criadores do sector e valorizar o mérito e a qualidade das obras e/ou conteúdos divulgados pelos utentes das TICs.

Segundo Sílvio Almada (Presidente da AAPSI),o prémio vai contemplar quatro categorias e que os vencedores serão dignamente agraciados com valores monetários, equipamentos ou benesses.

Nesta primeira edição do “Prémio AAPSI” estarão sob avaliação as categorias de “Melhor Web”, “Melhor Campanha de Comunicação”, “Melhor Conteúdo de Vídeo” e “Melhor Aplicação”, dentro do orçamento deste ano da agremiação, de 24 milhões e 150 mil kwanzas.

Directora do Instituto Superior São João Paulo II defende a generalização das TIC em Angola

Maria de Assunção, directora-geral do Instituto Superior São Joâo Paulo II, defendeu nesta terça-feria (28), a generalização em Angola das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e apelou para a cautela de riscos que elas apresentam quando são mal exploradas.

A directora que falava à margem da palestra sobre “Contribuição da mulher na produção científica: Premissa para a Inovação e Desenvolvimento Científico do País”, realizada em Luanda no quadro da jorna da Março/Mulher, a responsável disse que no meio rural estas ferramentas podem simplificar o trabalho das pessoa.

A utilização das tecnologias da informação e comunicação põe em causa as hierarquias, tanto geográficas como políticas, e as abordagens clássicas em matéria de emprego, de educação e de formação e abre novos espaços de actividade económica, social e cultural, que revestem um grande interesse para as populações rurais.

“Devemos aceitar estas tecnologias, porém temos que ter muito cuidado para não combaterem os nossos hábitos e costumes, desvirtuando a nossa identidade cultural”- Maria de Assunção

A capacidade das tecnologias da informação e da comunicação de suprimir as distâncias num contexto económico actual e cada vez mais mundializado conduz a uma reavaliação das estratégias de desenvolvimento local e regional nas zonas rurais. Com a Internet, os telemóveis e os programas informáticos de trabalho em grupo, a sociedade da informação está a invadir o campo, tal como já tinha invadido as cidades.

Segundo a directora estas ferramentas podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.

As tecnologias da informação e da comunicação têm qualquer coisa de aparentemente paradoxal: por um lado, evocam a mundialização da economia, a internacionalização dos mercados, a organização de redes à escala planetária e outras tendências pesadas sobre as quais parece muito difícil exercer qualquer controlo; por outro lado, o seu interesse para o desenvolvimento local parece evidente, porque é a transformação das indústrias e dos serviços que está em jogo, o mesmo acontecendo quanto ao futuro do trabalho e do emprego.

As TIC podem reforçar as actividades tradicionais das zonas rurais (agricultura, silvicultura, pesca, exploração mineira) e as suas produções derivadas (agro-alimentar, sector da madeira, artesanato, etc.), mas também o turismo, que se desenvolveu consideravelmente nos últimos vinte ou trinta anos.

Angola Cables apresentou circuitos internacionais de telecomunicações no Brasil

A Angola Cables empresa nacional de telecomunicações apresentou nesta quarta-feira (29), no Brasil o seu circuito internacional de telecomunicações na Capacity Latam- cidade do Rio de Janeiro.

Foi necessário investimentos nos terminais dos cabos, sobretudo o SACS e o Monet, no Brasil e Estados Unidos da América, que estão na base da Angola Cables construir os sistemas de cabos submarinos de fibra óptica, que vão ligar o continente africano aos maiores centros de produção de conteúdos e serviços digitais.

A Angola Cables é responsável também pela disponibilização de capacidade de transmissão internacional a operadores de telecomunicações com o objectivo de aumentar a interligação entre Angola e o mundo.

Segundo o António Nunes, o presidente do Conselho Executivo da Angola Cables, avançou que o posicionamento da Angola Cables neste mercado tem grandes vantagens para o país, partindo do princípio que o Brasil, onde está a ser construído um data center e duas estações de cabos submarinos, além de ser um importante ponto de produção de conteúdos, funciona como um agregador e distribuidor de tráfego.

“Estando ligados ao Brasil e aos Estados Unidos da América, temos acesso rápido e directo aos conteúdos disponíveis nesses mercados. E para a América Latina, os nossos circuitos passam a ser a rota mais rápida para aceder aos conteúdos, produtos e serviços digitais alojados na Ásia” – António Nunes.

O investimento que está a ser feito pela Angola Cables, além dos benefícios para Angola e o continente africano, está a impactar positivamente sobre as telecomunicações na região da América Latina, o que visa por tanto, atrair para aquele mercado grandes empresas e é o facto que está a tornar a multinacional angolana um dos operadores mais relevantes no sector a nível da região.

A Angola Cables, é uma empresa de telecomunicações cuja principal actividade é a gestão das comunicações internacionais entre Angola e o resto do Mundo, através de cabos submarinos de fibra óptica.